Jubileu superou expectativas e levou mais de 33 milhões de peregrinos a Roma

68 visualizações

O Jubileu reuniu 33,5 milhões de peregrinos em Roma desde o seu início, superando as previsões iniciais para o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco e vivido, na sua fase final, sob o pontificado de Leão XIV. Os dados foram apresentados no Vaticano por D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, que sublinhou a dimensão histórica do evento.

Segundo o responsável, “33 475 369 peregrinos chegaram a Roma para as festividades do Jubileu”, ultrapassando a estimativa inicial de 31,7 milhões. Do total de participantes, sessenta e dois por cento vieram da Europa, com a Itália a assumir o maior número de peregrinos presentes nas celebrações jubilares.

A contagem resultou de um sistema articulado que incluiu câmaras instaladas na Porta Santa da Basílica de São Pedro, registos manuais nas restantes basílicas maiores, inscrições nos eventos e no sítio oficial do Jubileu, bem como cálculos de densidade nas principais praças da cidade.

Na conferência de imprensa esteve também o presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri, que destacou o “legado muito positivo” do Jubileu para a capital italiana, salientando as obras realizadas e a recuperação da confiança e da autoestima dos romanos. Já Alfredo Mantovano, subsecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, sublinhou a eficácia do modelo de governação adotado, orientado para a resolução rápida de problemas.

Olhando para o futuro, D. Rino Fisichella referiu o ano de 2033, quando se assinalam dois mil anos da morte e ressurreição de Jesus, considerando-o “particularmente significativo” para a Igreja, ainda que a eventual celebração de um novo Jubileu dependa de decisão do Papa Leão XIV.

O atual Ano Santo iniciou-se a 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa pelo Papa Francisco, e termina no dia 6 de janeiro, com o seu encerramento solene.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia