O Vaticano vai promover, a 28 e 29 de julho, o primeiro Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos, iniciativa inédita no âmbito do Ano Santo e apresentada como um marco para a evangelização no ambiente online.
O padre Paulo Duarte, religioso jesuíta português e único convidado nacional para a dinamização digital do Sínodo 2021-2024, participa no encontro e destaca a importância de a Igreja escutar quem vive neste espaço: “As pessoas estão desejosas de espiritualidade e querem pedir à Igreja: olhem para nós”.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o sacerdote reconhece que “há muita gente a afastar-se da Igreja”, mas aponta como contraponto o potencial evangelizador do digital: “É um meio, é um caminho de encontro”.
Para o padre Paulo Duarte, que integra a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, a pandemia revelou a importância deste espaço, onde é essencial “criar relação” e fazer a ponte entre o digital e o local.
Aponta, contudo, riscos e desafios, como o imediatismo, a exposição do ego e a dificuldade de promover o silêncio interior: “Mesmo que seja remar contra a maré, é preciso promover tempo de silêncio. Que a reflexão seja ajuda ao silêncio”.
O Jubileu, aberto a todos os que evangelizam nas redes sociais, blogs ou aplicações, pretende valorizar os dons partilhados no digital e sublinhar que a missão passa por ajudar a comunidade, promovendo o bem maior.