O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) saudou a participação dos mais de 11 mil jovens portugueses que integraram o Jubileu dos Jovens, em Roma, entre 28 de julho e 3 de agosto, considerando-o um «encontro que deu voz à esperança».
«Foram dias intensos de encontro, partilha e descoberta, marcados pela alegria contagiante de uma geração que procura sentido, relação e compromisso», lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA. Os jovens participaram em momentos de oração, reconciliação, partilha cultural e testemunho cristão, num ambiente de comunhão com peregrinos de 146 países.
O Papa Leão XIV esteve presente com palavras de proximidade, respondendo às inquietações dos jovens «com verdade e esperança», recordando: «Não estamos doentes, estamos vivos», numa evocação da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.
A vigília e a Missa conclusiva reuniram mais de um milhão de participantes na esplanada de Tor Vergata. Para o DNPJ, este jubileu não foi apenas um evento, mas um verdadeiro «encontro com Cristo Vivo» que marca o início de um caminho renovado.
A estrutura da Conferência Episcopal Portuguesa agradece a todos os que tornaram possível esta peregrinação e anuncia o Encontro Nacional de Jovens – Rejoice, que decorrerá de 24 a 26 de julho de 2026, em Lamego.