Jubileu das Vocações na Festa das Famílias

O Bispo de Leiria-Fátima convida todos os que fazem 25, 50 ou 60 anos de matrimónio, ordenação sacerdotal ou votos de vida consagrada para o Jubileu das Vocações, integrado na Festa das Famílias, na Marinha Grande, no próximo dia 17 de maio.

Celebrar o dom da vocação cristã e das diferentes vocações, que desenvolvem e concretizam a graça batismal; manifestar a beleza e a alegria do caminho percorrido ao longo da vida, em resposta ao chamamento de Deus; louvar a Deus pelos frutos que suscitou na vida das famílias e na Igreja; manifestar gratidão e disponibilidade para prosseguir no caminho, em fidelidade, e renovar os compromissos vocacionais. Assim se podem resumir os objetivos.

Além do programa geral deste dia festivo, os jubilados terão um momento especial, no Teatro Stephens, às 14h00, com encontro de apresentação e testemunhos. O ponto alto será, com toda a Diocese, a participação na Missa presidida por D. António Marto, no parque da Cerca, às 16h30. No final, voltarão a juntar-se em convívio.

Recordamos que neste parque funcionarão diversas atividades para crianças, jovens e adultos, ao longo de todo o dia, sendo o almoço partilhado entre todos os presentes.

Os interessados em participar neste Jubileu das Vocações deverão preencher a ficha de inscrição e enviar, até ao dia 10 de maio, para os respetivos párocos ou ao casal marinhense Elsa e José António Machado (919 371 149 / elsadrmachado@gmail.com).

 

Convite do Senhor Bispo

Há momentos grandes na vida de todas as pessoas. Há festas importantes em cada família ou comunidade. São “marcos” – que deixam marcas – na história da vida pessoal, familiar e comunitária que merecem e requerem ser evocados, celebrados, rezados e meditados à luz da fé, em Igreja.

Na linguagem comum, usamos o termo “Jubileu” (dia de júbilo, de alegria) para comemorar os 25 ou 50 anos de um acontecimento significativo.

No biénio pastoral em que somos chamados a “anunciar a boa nova do matrimónio e da família” e no ano em que nos empenhamos em mobilizar as famílias para abraçarem com alegria a sua missão no mundo e na Igreja, enquanto Igreja Diocesana de Leiria-Fátima queremos continuar a iniciativa de celebrar juntos o “Jubileu das Vocações” ao matrimónio, ao ministério sacerdotal e à especial consagração na vida religiosa ou na vida secular. Este ano fazêmo-lo no contexto do grande evento diocesano que será a “Festa das Famílias”.

Será um momento alto para reviver e reavivar o encanto e a frescura do primeiro “sim”, para celebrar o caminho percorrido e correspondido ao longo da vida, para agradecer a Deus os frutos que, através destas vocações, suscitou ao serviço da vida e do amor, e para renovar os compromissos vocacionais.

Assim manifestar-se-á também a beleza das várias vocações que adornam a Igreja de Jesus e fazem dela um jardim florido com o esplendor dos mais variados dons e vocações. Com tal testemunho podemos contribuir para que outras pessoas contemplem os frutos do amor de Deus, O reconheçam e O louvem.

Convido, pois, todos e todas que neste ano perfazem 25, 50 ou 60 anos de matrimónio, de sacerdócio e de vida consagrada a estarem na Marinha Grande no dia 17 de maio próximo, para celebrarmos todos juntos o “Jubileu das vocações”.

Desde já, o meu agradecimento.

Leiria, 25 de março de 2015

† António Marto

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.