Jubileu das Vocações junta casais, religiosas e padres na Sé de Leiria, para encontro de celebração, partilha e festa

Houve um momento de renovação dos compromissos vocacionais, durante o qual D. José Ornelas acendeu as velas de um casal, de uma religiosa e de um sacerdote no círio pascal.

No sábado, dia 3 de junho, a diocese de Leiria-Fátima celebrou o Jubileu das Vocações dos casais, sacerdotes e religiosas que completaram ou venham a completar no decorrer deste ano, 25, 50, 60 ou 70 anos de matrimónio, sacerdócio, vida religiosa ou de especial consagração na vida secular.

Ao todo, na Sé de Leiria, estiveram presentes 26 casais: oito que celebraram 25 anos de matrimónio, 14 que celebraram 50 anos e quatro que celebraram 60 anos, fazendo-se acompanhar por alguns familiares. Também participaram oito religiosas: duas que celebraram 50 anos, cinco, os 60, e uma, os 70 anos de vida religiosa e, ainda, os padres Joaquim Baptista e José Luís Ferreira, que celebraram o jubileu de ouro sacerdotal.

A cerimónia foi presidida pelo bispo da Diocese, D. José Ornelas, e contou com o casal Joana Bento e Marco Pinheiro, pertencentes ao CPM, para entoar os cânticos, conferindo mais beleza e harmonia à celebração.

Houve um momento de renovação dos compromissos vocacionais, durante o qual D. José acendeu as velas de um casal, de uma religiosa e de um sacerdote no círio pascal. Estes passaram a luz aos restantes jubilares, como sinal da presença de Deus na vida de cada um e do renascer como filhos de Deus, de que nos falava o Evangelho (Jo 3,1-6).

Ouviu-se, ainda, o testemunho do padre Joaquim Baptista (50 anos), do casal Cidália e Celestino da paróquia das Colmeias (25 anos) e da Irmã Raúla da Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus (60 anos). Nos seus testemunhos evidenciaram a expressão da beleza da diversidade de vocações e permitiram aos presentes reviver e reavivar o encanto e a frescura do primeiro “sim”. Agradeceram pelo caminho percorrido, com momentos de grande alegria, beleza e amor, mas também alguns espinhos, que fazem parte do percurso e do crescimento de cada um na sua vocação.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO
https://lefa.pt/?p=53139

Como sinal de gratidão pelas graças recebidas neste caminho de fé, fidelidade e serviço aos irmãos, a celebração terminou com um momento de Consagração a Nossa Senhora, com a entrega de um ramo de rosas, um cântico mariano e uma Avé-Maria.

À celebração eucarística seguiu-se um almoço partilhado nos claustros da Sé, onde todos tiveram oportunidade de conviver, reforçar laços e festejar, não faltando o bolo, o espumante e o soprar das velas.

Foram feitos agradecimentos aos Serviços Diocesanos da Pastoral Familiar e Vocacional pela organização, à paróquia de Leiria pelo acolhimento e a todos os jubilares que participaram e enriqueceram a celebração com a sua alegria e testemunho vivo do amor a Deus e ao próximo.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress