Juan Ambrósio participou no ciclo de conferências “Misericordiar”

Uma centena de pessoas deslocou-se a Leiria, ao Centro Pastoral Diocesano, no Seminário, no passado dia 29 de abril, para participar  na conferência sobre “A misericórdia em pessoa: o caso peculiar de Jesus”,  proferida por Juan Ambrósio, professor de teologia na Universidade Católica Portuguesa.

Com humor, vivacidade na comunicação e interpelando o seu auditório, o teólogo corrigiu o conceito comum de misericórdia, pensado somente como reação às fraquezas e misérias dos homens que suscitam compaixão, em Deus ou nos homens. E afirmou que a misericórdia é sobretudo um ato de amor, que brota das entranhas de Deus, como o amor materno, pelo bem do outro, do filho. Deus não é impassível, preocupa-se e deixa-se comover com o ser humano. A sua perfeição é a do amor. Depois focou o exemplo de Jesus que, com os seus gestos, atitudes, palavras, vida e morte mostrou como é o amor misericordioso de Deus e como ele tocou a vida das pessoas. “O ser humano é o centro da atenção de Jesus, não o pecado”, afirmou. As suas “parábolas da misericórdia interpelam a vida e convidam a rever a maneira de olhar para Deus”. Por fim, acentuou que a prática da misericórdia, sob o exemplo e a inspiração de Jesus, “é o critério dos verdadeiros filhos de Deus”, na sua relação com o seu próximo e o lugar onde se faz uma autêntica experiência de Deus.

A conferência integrou-se no ciclo de “encontros pascais 2016” promovido pelo Centro de Cultura e Formação Cristã sob o tema geral “misericordiar”. A próxima terá lugar no dia 7 de maio, às 21h30, também no Seminário de Leiria, tendo por tema: “Estou à porta e bato (Ap 3,20). Um clamor de misericórdia das periferias”. E será orientada pela religiosa Irene Guia,  com larga experiência no trabalho com refugiados no Ruanda e na Europa.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.