Os jovens da Diocese de Leiria-Fátima que participaram na peregrinação do Jubileu a Roma viveram um momento especial de reencontro, partilha e amizade. A iniciativa, promovida pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), teve como objetivo principal alimentar a chama de esperança que se acendeu nos corações dos peregrinos e fortalecer os laços de amizade que se formaram durante a viagem.
O reencontro teve início com a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D. José Ornelas, na capela dos Pastorinhos, no Seminário de Leiria. A presença de D. José, que também peregrinou com os jovens em Roma, foi um sinal de proximidade e de carinho pastoral para com os jovens. Inspirado na parábola do semeador, o Bispo partilhou um sonho de esperança para a diocese, afirmando na sua homilia: “Sonho para a nossa diocese um jardim da Igreja! Cultivem o dom que receberam.” O seu apelo foi para que os jovens, a partir da semente da Palavra de Deus que é semeada nos seus corações, ajudem a fazer florir este jardim.
No final da Missa, o Pe. André aproveitou para expressar a gratidão dos jovens e da diocese pelo trabalho incansável desenvolvido pelos responsáveis de pastoral juvenil nas paróquias, pelos animadores e por toda a equipa do SDPJ, sempre prontos para a missão da evangelização dos nossos jovens.
Depois deste momento de oração e de comunhão, o SDPJ ofereceu um churrasco nos jardins do Seminário de Leiria. Sentados em mantas, os jovens e os seus animadores, muitos deles vestidos com a t-shirt verde que os identificou em Roma com a frase “No caminho, eu confio em Ti.”, puderam desfrutar de um tempo de convívio, partilha e amizade. Reviveram as memórias e as vivências intensas dos dias passados em Roma.
A experiência foi tão positiva que já ficou a sugestão de realizar mais encontros como este, mostrando que o caminho do Jubileu está apenas a começar e continua a dar frutos.