Jovens dos Pousos em voluntariado: “Fazia isto mil vezes”

Esta atividade decorreu na Casa de Saúde de Idanha, concelho de Sintra, que pertence à Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

O terceiro encontro do grupo de jovens da paróquia dos Pousos foi uma experiência ao serviço da doença mental. Na maioria, os doentes nasceram saudáveis e durante o seu ciclo de vida desenvolveram uma doença, que agora necessitam de apoio nos cuidados, na reabilitação ou na manutenção dos índices da qualidade de vida.

Esta atividade decorreu na Casa de Saúde de Idanha, concelho de Sintra, que pertence à Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Esta Instituição acolhe 525 doentes e pretende sensibilizar para a temática deste tipo de doenças, programando fins de semana com jovens voluntários.

Os jovens estiveram à altura deste desafio, com uma postura madura, dinâmica e de muito acolhimento. Estiveram em contato com os doentes no serviço de alimentação, em atividades lúdicas e cognitivas, e em momentos de reflexão e oração. Nos vários momentos iam sendo acompanhados com pessoas das equipas técnicas, onde também foi oportuno sensibilizar para os cuidados básicos na lida com os doentes. Para alguns dos jovens foi a primeira vez que experienciaram o voluntariado e desta forma tão especial com estes doentes. Mesmo quem achava que não gostava de ser abraçado, rapidamente tomava a iniciativa desse gesto e de forma muito intensa.
Concluímos que não importam as nossas habilidades, competências ou experiências. O que importa é se queremos disponibilizar para dar e receber. Estes jovens foram generosos, criativos e total respeitadores da dignidade de cada pessoa. Não procuraremos as diferenças mas a descoberta das semelhanças.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.