Jovens dos Pousos em tarde de convívio e diversão

Acompanhados pelos catequistas, foi um momento diferenciado onde reinou a alegria tão característica destes jovens!

Os jovens do 9º ano da catequese da paróquia dos Pousos, estiveram reunidos numa tarde de convívio e diversão no passado dia 25 de junho, para comemorar um ano “épico”, conviverem e conversarem sobre as atividades realizadas. Acompanhados pelos catequistas, foi um momento diferenciado onde reinou a alegria tão característica destes jovens!

Estiveram presentes 24 jovens e entre brincadeiras, íamos lançando propostas para o próximo ano. Percebe-se que o grupo é dinâmico e vivo: Lançaram várias ideias e demonstraram interesse em participar ativamente na comunidade.

Jovens dos Pousos em tarde de convívio e diversão 2022

Podemos destacar várias atividades que foram conversadas: Encontro de Jovens em Fátima (Fátima SMS) em Outubro, voluntariado, preparação das JMJ, preparação das celebrações Pascais entre outras. “Procurar experiências fortes, em jeito de preparação para o sacramento do Crisma”. Foi também lançado o desafio de acolher jovens que venham às pré-jornadas na paróquia.

Mais ao fim da tarde, juntaram-se os pais no que acabou por ser uma reunião informal onde se partilhou um lanche ajantarado e se trocaram ideias para o próximo ano. Foi pedido aos catequistas para que os horários da catequese possam ser ajustados de forma a poder conciliar com as atividades desportivas e culturais que os jovens frequentam. Por outro lado, o grupo de catequista mostrou interesse em estar mais tempo com os jovens, mais tempo em cada encontro de catequese, para poder aprofundar mais os temas levantados. Percebemos que existe um caminho a percorrer, mas há muita vontade de todos os intervenientes.

Há muitas atividades que são preparadas na paróquia e na diocese, relacionadas com a catequese e os jovens, mas foi pedido para ter em atenção ao novo desafio escolar que os jovens irão encontrar no próximo ano (10º ano). O foco será sempre a preparação e o caminho até a celebração do crisma.

Aproveitamos para louvar a envolvência de todos (jovens, pais, catequistas, secretariado da catequese, pároco, …) durante este ano e esperemos contar com todos para o próximo ano. Por outro lado, queremos que os jovens sintam que a Igreja tem mais para lhes oferecer depois do Crisma, e isso é um trabalho essencial que já vamos delineando! Queremos jovens ativos e vivos na comunidade.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...