Jovens do Alqueidão da Serra fazem retiro para se preparar para o Crisma

Os jovens do 10º ano da catequese da paróquia do Alqueidão da Serra, participaram num retiro de dois dias em Fátima, orientado pelo padre Vítor, com o tema “Encontra-te”. 

Começou com a criação de um grupo na rede social Facebook, onde os adolescentes recebiam excertos da Exortação Apostólica “Cristo Vive” do papa Francisco. 

No decurso do retiro houve momentos de reflexão (sem telemóvel à mão) e de convívio, todos eles muito marcantes, como a observação do próprio reflexo no espelho, ponto de partida para a reflexão sobre o “Eu”, a relação com Deus e com os outros. Novo momento marcante foi a atividade em que os adolescentes por umas dezenas de minutos se tornaram jornalistas e foram alegremente pelas ruas de Fátima ao encontro de pessoas que tivessem disponíveis para responderem a questões sobre a Fé, a Igreja, o Crisma e o Espirito Santo. 

Estando em Fátima, não podiam faltar à recitação do Terço e à procissão de velas. Antes do descanso ainda houve oportunidade para partilhar as reflexões de cada um e esclarecer algumas dúvidas respeitantes à Igreja e à vida cristã. 

No segundo dia foram visitar a Casa do Bom Samaritano, o que permitiu contactar com uma realidade desconhecida: a institucionalização de raparigas e mulheres com demência mental. Dessa casa levaram no coração o sorriso de cada uma, em que mesmo apesar das suas limitações, a alegria de viver supera tudo. Sem dúvida, um grande exemplo para estes jovens. A participação na Eucaristia na instituição foi outro momento chave para a descoberta e encontro de cada um na sua vida e relação com Deus. 

De referir, ainda, a importância da visita à Capela do Santíssimo Sacramento, onde no silêncio, e no “frente a frente com Jesus” tiveram a oportunidade de se aproximarem deste Amigo e de sentirem a Paz que Ele veio trazer ao mundo. 

Muito mais havia a dizer pois foram dois dias recheados de momentos muito importantes para o aprofundamento do Sacramento que estavam prestes a receber, e acima de tudo do Encontro com eles mesmos em relação à Fé. 

O grupo dos Caminhantes não irá esquecer este retiro, pois dele trouxeram muitas aprendizagens para a continuação do caminho de Fé que ainda têm a percorrer. Ao padre Vítor, à catequista Ana Raquel que também esteve algum tempo com eles e às irmãs Dominicanas (de modo especial à conterrânea irmã Graça), o muito obrigada pela disponibilidade e entrega! 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.