“Viver ou deixar-se viver?” Foi a pergunta que nos foi feita assim que chegámos ao retiro, realizado no último fim de semana para todos os jovens da paróquia de Santa Catarina da Serra que estão a preparar-se para o sacramento da confirmação, na praia do Pedrogão.
Fomos recebidos pelo padre Mário e pelos animadores com quem rapidamente simpatizámos e, após as apresentações, o dia encheu-se de atividades relacionadas com o tema da pergunta que nos foi feita.
O nosso almoço foi uma refeição partilhada em que cada um trazia alguma coisa para todos, o que serviu para perceber a importância da partilha nas nossas vidas. Pela tarde, até ao jantar, o foco esteve virado para o tema dos sete sacramentos em que refletimos, em grupo, sobre cada um deles, ao ar livre, também com algumas técnicas e jogos de abordagem, sempre com a paisagem da praia e das dunas presente. No entanto o momento mais especial e marcante do retiro realizou-se à noite: o efetá – um espaço de reflexão e tranquilidade em que cada um de nós mergulhou dentro de si.
Com poucas horas de sono, mas ainda assim bem-dispostos, estávamos prontos para o nosso último dia na praia do Pedrogão. Neste dia aprofundámos o tema dos Dons do Espirito Santo (conselho, entendimento, ciência, temor de Deus, piedade, sabedoria e fortaleza) e o retiro terminou com a eucaristia preparada por todos nós.
Nenhum de nós saiu igual depois deste fim de semana. Refletimos, aprendemos, criámos amizades e fortalecemos as que já tínhamos, rimos, cantámos, e até dançámos mas mais importante que tudo, saímos de lá conscientes de que a vida é para viver e não para a deixar ser levada pela maré e ser guiada pelas ondas, porque nós somos os verdadeiros guias da nossa vida e aqueles que realmente conseguem deixar o mundo um pouco melhor. ELE vai connosco e oferece-nos o seu Espírito para que nunca nos falte a Luz e a coragem no caminho.
(Foto: Eduardo Caetano Silva)