No passado dia 22 de junho, a igreja paroquial da Freixianda acolheu a celebração interparoquial do sacramento do Crisma. Em frente ao altar, a imagem de uma pomba branca, interligada a sete línguas de fogo — evocando os sete dons do Espírito Santo — antevia o significado profundo da celebração que se aproximava.

Pelas mãos do senhor bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, 25 jovens das paróquias da Freixianda, Ribeira do Fárrio, Formigais e Rio de Couros receberam o sacramento da confirmação. O momento foi vivido como sinal do caminho que se deseja para a Unidade Pastoral 11: caminhar em comunhão, como um só corpo.
Os padrinhos e madrinhas apresentaram os jovens crismandos ao senhor bispo, testemunhando a fé dos seus afilhados e assumindo o compromisso de os acompanhar no seu percurso cristão. Na homilia, D. José exortou os jovens a não fazerem do Crisma um “sacramento de despedida”, mas sim uma renovação da fé recebida no Batismo. Durante a eucaristia, cada crismando acendeu a sua vela no círio pascal, num gesto simbólico de continuidade e pertença à Igreja.
O senhor bispo apelou ainda à participação ativa dos jovens na vida das comunidades e à missão de evangelizar outros jovens, guiados pela ação do Espírito Santo.
A celebração terminou em ambiente festivo, com toda a assembleia a cantar os parabéns a dois crismandos que celebravam também o seu aniversário. Em sinal de gratidão, foi oferecido ao senhor bispo um cabaz de produtos regionais, entregue por uma catequista, como expressão do carinho e reconhecimento da comunidade.