No sábado, dia 15 de novembro de 2025, pelas 16h30, 37 adolescentes receberam a sua confirmação. A cerimónia realizou-se no salão paroquial, sendo presidida pelo bispo D. José Ornelas, concelebrada pelo padre Cristiano Saraiva e pelo padre Lucas Mendes.
Antes deste dia tão especial, os crismados tiveram de percorrer um longo caminho: desde o 1.º ano de catequese até às reuniões de preparação para o seu crisma, que aconteceram em diferentes datas com diversos assuntos.
- 26 de setembro de 2025 – Maceira. Primeira reunião de preparação, onde os catequistas formaram grupos com os crismandos para o resto das reuniões e falaram sobre o tema “O que podemos saber sobre Deus?”.
- 11 de outubro de 2025 – Pocariça. Segunda reunião de preparação, onde se cantaram alguns cânticos e se falou sobre “Jesus – mais do que um homem – quem é Jesus?”.
- 25 de outubro de 2025 – Maceirinha. Terceira reunião de preparação, dividida em dois temas: “Feira dos Carismas/Mercado dos Talentos” e “A eucaristia – Dádiva generosa de Deus”, e participaram de seguida na missa vespertina naquela comunidade.
- 8 de novembro de 2025 – Vale da Gunha. Quarta reunião. Dividida em dois temas (“À descoberta do Espírito Santo” e “O que acontece no crisma? (os dons)”), depois fez-se uma reflexão sobre o sacramento da confissão e à noite, após jantar-convívio preparado por um grupo de pais, houve encontro SHEMÁ com a presença de vários sacerdotes que atenderam os jovens de confissões. 14 de novembro de 2025 – Maceira.
Foram tardes e noites de imenso trabalho da parte dos crismados, mas também da parte dos catequistas que deram muito de si para a evolução dos seus adolescentes. São muitos os agradecimentos pela ajuda que dão aos seus jovens e pela forma como espalham a palavra do Senhor, formando assim esta bonita comunidade e formando os que ainda estão por entrar.
Beatriz