Jovens da catequese dos Pousos dão testemunho em dia de Pentecostes

“Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo…”

Esta representação podemos ver nos belos vitrais da igreja paroquial dos Pousos, a mesma igreja que no passado dia 9 de junho, acolheu o grupo de adolescentes do 9.º ano e onde renovaram as promessas batismais por ocasião da Celebração do Compromisso, própria do 9.º ano da catequese.

Nessa celebração onde foram invocados os sete Dons do Espírito Santo, o Pentecostes (solenidade que se celebrou nesse mesmo dia) fez-se acontecer sob estes novos apóstolos. Só assim se compreende o que se passou, e o que se sentiu…. A Sabedoria, o Temor de Deus, o Entendimento, a Piedade, a Fortaleza, o Conselho e a Ciência; Dons tão bem invocados pela Matilde, e tão bem orquestrada pelo padre Luís, caíram como línguas de fogo em toda a assembleia. Pudemos vê-los a manifestarem-se nas leituras e no compromisso que os adolescentes assumiram perante o celebrante e restante assembleia, nos belos cânticos tão bem cantados e tocados, sob a orientação do Zé Maria e no cuidado que a Rafaela teve ao escolher as mais belas imagens para ilustrar essa mesma celebração e, como não podia deixar de ser, o padre Luís com a sua forma tão particular de celebrar, nos presenteou uma vez mais com uma bela celebração eucarística. Foi de coração cheio que nós, catequistas do 9ºano, e toda a comunidade presente, em particular os pais dos nossos catequizandos, deixaram a igreja nesse domingo, não sem antes trazerem consigo o pão que é distribuído por ocasião do Pentecostes, que uma vez mais se realizou na paróquia e foi oferecido pelos mordomos do Espírito Santo.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.