Foram 13 os jovens que participaram, no passado dia 8 de fevereiro, em mais uma edição da iniciativa “Um dia com a vida consagrada”, animada pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima.
Segundo informa a irmã Teresa Costa, que acompanhou a iniciativa, os dois grupos, vindos das paróquias de Amor e de Minde, foram acolhidos na casa das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres. Aí fizeram a oração da manhã, animada pelas irmãs da Aliança de Santa Maria, e ouviram o testemunho vocacional da irmã Marta, desta congregação.
Rumaram, depois, à casa das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, onde algumas das residentes os acolheram e apresentarem a congregação. Ouviram também um testemunho vocacional, por uma das irmãs noviças, e foram “mimados” com uma música e uma dança.
Da parte da tarde, os jovens estiveram no Lar Betânia, orientado pelas Cooperadoras da Família. Aqui, houve oportunidade para testemunhos, dialogo e interação com os idosos. O dia terminou com a Eucaristia, no Seminário do Verbo Divino, onde “foram desafiados a imaginar Deus a criá-los e a modelar no barro o que poderá ter sonhado para cada um”, contra a irmã Teresa.
Testemunhos
Gostaríamos de deixar a nossa gratidão por este encontro, pois gostamos muito desta experiência.
A grande surpresa foi a alegria por vós demonstrada e o encontro com as ‘jovens’ que se encontravam no Lar. Receberam-nos duma forma tão carinhosa e alegre que nos surpreendeu.
Ver as várias congregações “por dentro” foi muito interessante (para quem não tinha qualquer conhecimento). E a Eucaristia “mexeu” com todos – foi fantástica!
Certamente que, no próximo ano, estaremos de regresso com um grupo maior. Não nos parece que algum deles tenha ficado mais próximo duma vida consagrada. Mas, garantidamente, ficaram a vê-la com outros olhos: não apenas como clausura mas numa atitude de serviço aos outros. E, sem dúvida alguma, a experiência irá deixar marcas!
Grupo da paróquia de Amor
Gostámos do encontro, mais da tarde do que da manhã. Apenas achamos que poderia haver mais dinâmicas, de forma a interagirmos mais.
Grupo do Covão do Coelho, paróquia de Minde