Jovens conheceram vida consagrada “por dentro”

 

Foram 13 os jovens que participaram, no passado dia 8 de fevereiro, em mais uma edição da iniciativa “Um dia com a vida consagrada”, animada pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima.

Segundo informa a irmã Teresa Costa, que acompanhou a iniciativa, os dois grupos, vindos das paróquias de Amor e de Minde, foram acolhidos na casa das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres. Aí fizeram a oração da manhã, animada pelas irmãs da Aliança de Santa Maria, e ouviram o testemunho vocacional da irmã Marta, desta congregação.

Rumaram, depois, à casa das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, onde algumas das residentes os acolheram e apresentarem a congregação. Ouviram também um testemunho vocacional, por uma das irmãs noviças, e foram “mimados” com uma música e uma dança.

Da parte da tarde, os jovens estiveram no Lar Betânia, orientado pelas Cooperadoras da Família. Aqui, houve oportunidade para testemunhos, dialogo e interação com os idosos. O dia terminou com a Eucaristia, no Seminário do Verbo Divino, onde “foram desafiados a imaginar Deus a criá-los e a modelar no barro o que poderá ter sonhado para cada um”, contra a irmã Teresa.

 

Testemunhos

Gostaríamos de deixar a nossa gratidão por este encontro, pois gostamos muito desta experiência.

A grande surpresa foi a alegria por vós demonstrada e o encontro com as ‘jovens’ que se encontravam no Lar. Receberam-nos duma forma tão carinhosa e alegre que nos surpreendeu.

Ver as várias congregações “por dentro” foi muito interessante (para quem não tinha qualquer conhecimento). E a Eucaristia “mexeu” com todos – foi fantástica!

Certamente que, no próximo ano, estaremos de regresso com um grupo maior. Não nos parece que algum deles tenha ficado mais próximo duma vida consagrada. Mas, garantidamente, ficaram a vê-la com outros olhos: não apenas como clausura mas numa atitude de serviço aos outros. E, sem dúvida alguma, a experiência irá deixar marcas!

Grupo da paróquia de Amor

 

Gostámos do encontro, mais da tarde do que da manhã. Apenas achamos que poderia haver mais dinâmicas, de forma a interagirmos mais.

Grupo do Covão do Coelho, paróquia de Minde

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.