JOTA-JOTI liga escuteiros de todo o mundo por radio e internet

“Llamada general, Scouts de Marinha Grande, llama zona Cantábrica y pasa a la escucha!” Esta pode ser uma das frases de chamada utilizadas na próxima edição da atividade internacional JOTA-JOTI (Jamboree On The Air – Jamboree On The Internet), que decorre de 19 a 21 de outubro.

Esta é uma atividade que promove a comunicação entre escuteiros via radio amador e internet e realiza-se sempre no terceiro fim de semana do mês de outubro, desde as 00h00 de sábado até às 24h00 de domingo (hora local), num total de 48 horas.

O Núcleo da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) e o Agrupamento 36 – Marinha Grande do Corpo Nacional de Escutas (CNE) irão realizar esta atividade em conjunto, através das suas estações de rádio amador com os indicativos CR5EMG e CR5FMG, que irão estar localizadas na sede da FNA da Marinha Grande. O convite é extensivo aos restantes agrupamentos da Região de Leiria-Fátima e ao grupo de escoteiros da AEP da Barosa, estando confirmada a presença do chefe regional do CNE, Vitor Faria. O início da atividade será dado com a mensagem via rádio do chefe nacional do CNE, pelas 23h30 de sexta-feira.

Nesta 44.ª participação do agrupamento da Marinha Grande no JOTA, irão contactar escuteiros espanhóis por forma a poderem dar seguimento à preparação da sua atividade internacional, que irão realizar no próximo ano, nos Pico da Europa.

 

Como tudo começou

No Jamboree Mundial de 1957, em Inglaterra, foi montada uma grande estação de radioamadorismo, a partir da qual se fizeram-se 1712 contactos para 71 países. A 10 e 11 de maio de 1958, realizou-se o primeiro JOTA – Jamboree On The Air, atividade mundial que consistia em fazer contactos entre escuteiros e guias através de postos de radioamador. A partir de 1996, tendo em conta o rápido desenvolvimento da Internet e devido à necessidade de proporcionar uma nova forma de comunicar acessível a todos, começou a realizar-se oficialmente e em paralelo com o JOTA, o JOTI – Jamboree On The Internet.

Sandro Soares (C.)

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.