Jornal diocesano participa em apresentação de livro e debate sobre a imprensa de Leiria

No próximo dia 3 de Março, na Igreja da Misericórdia de Leiria – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, vai ser apresentado o livro “Imprensa de Leiria na História” e promovido um debate sobre o tema, com a participação de vários jornalistas.

A obra é da autoria de Joaquim Santos, jornalista e investigador, que passou vários meses no Arquivo Distrital de Leiria e na Biblioteca Afonso Lopes Vieira a fazer o levantamento dos jornais de Leiria, do século XIX ao século XXI. Apresenta, assim, a cronologia da imprensa em Leiria, de 1854 a 2018, acrescentando dados sobre outros órgãos de comunicação social, como rádios locais e publicações digitais.

A sessão será aproveitada para um debate sobre o tema, com um alargado painel de intervenientes, incluindo o diretor do jornal Presente Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda, que abordará o tema “A marca católica na Imprensa Local/Regional”. Outros temas e oradores serão: “Introdução à História da Imprensa em Leiria”, por Micael Domingues (Licenciado em História Moderna e Contemporânea); “Imprensa Regional: desafios da migração digital”, por Jacinto Silva Duro (jornalista e autor do prefácio deste livro); “Quem paga a informação?”, por Francisco Santos (diretor do Região de Leiria); “Imprensa fraca, Democracia doente”, por João Nazário (diretor do Jornal de Leiria); “A Imprensa Diária Regional: problemas e desafios”, por Nuno Henriques (chefe de redação do Diário de Leiria); “A importância da Imprensa Regional”, por Patrícia Matos (jornalista da TVI). A abertura será feita por Joaquim Santos, sobre o conteúdo deste livro, e o encerramento será por Raul Miguel Castro, presidente do Município de Leiria.

O conteúdo do livro “Imprensa de Leiria na História” é um trabalho inédito em Leiria, pois apresenta de forma organizada os jornais de Leiria, do mais antigo aos mais recentes, publica as principais características das publicações (elementos das fichas técnicas dos jornais), os editoriais, assim como um resumo de cada meio de comunicação social analisado. Mais um contributo de Joaquim Santos na promoção da história de Leiria.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Mais recente

plugins premium WordPress