JMJ, um ano depois: ainda há pressa no ar!

A missa contou com a presença simbólica da réplica da cruz da JMJ na procissão de entrada, reforçando o espírito de união e fé que marcou o evento mundial.

No passado domingo, a diocese de Leiria-Fátima celebrou o primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com o evento “JMJ, um ano depois. Ainda há pressa no ar!”. A celebração reuniu algumas centenas de participantes, evidenciando que o espírito da JMJ continua vivo entre os jovens e a comunidade.

O programa iniciou-se às 11h30 com a celebração da Eucaristia na Sé de Leiria, presidida pelo bispo D. José Ornelas. Na sua homilia, o bispo destacou a importância da contribuição de cada um para o sucesso da JMJ, sublinhando: “Juntos fizemos uma festa inesquecível. E porquê? Porque cada um deu aquilo que tinha, mas, sobretudo, a sua esperança, a sua convicção”, numa clara alusão ao Evangelho da Eucaristia. D. José Ornelas também relembrou os laços criados com os oito mil jovens que foram acolhidos na Diocese durante os Dias nas Dioceses, afirmando que “a Jornada Mundial da Juventude deu-nos o testemunho de como é possível mudar as coisas.”

A missa contou com a presença simbólica da réplica da cruz da JMJ na procissão de entrada, reforçando o espírito de união e fé que marcou o evento mundial.

Após a Eucaristia, a celebração continuou nos jardins do seminário de Leiria, onde os participantes se reuniram para um piquenique animado, ao som da banda “N’Asa”. O ambiente festivo foi complementado com a partilha de um bolo de aniversário, simbolizando a continuidade da alegria e esperança vivida na JMJ.

Um pormenor marcante foi a decoração de uma rede, onde os participantes partilharam lembranças da JMJ e dos Dias nas Dioceses. As conversas durante o almoço refletiram a partilha dos momentos especiais vividos há um ano, reforçando o impacto duradouro da JMJ nas vidas dos participantes.

Entre os presentes, destacaram-se a presença de irmãs coreanas, próximos anfitriões da JMJ, e de uma jovem cabo-verdiana que está, neste momento, a viver com a sua família de acolhimento em Leiria, exemplificando a diversidade e os laços internacionais criados pela JMJ.

Este encontro foi um momento de festa e partilha que relembrou a todos que a chama da alegria e da esperança da JMJ continua acesa, motivando os jovens e toda a comunidade a manterem viva a “pressa no ar” que caracterizou aquele inesquecível encontro mundial.

24 horas para o Senhor
28 de Março
Jubileu das Grávidas
30 de Março
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress