“Caros amigos, diante de cada um de vós está um bolo simples, sem qualquer revestimento, e uma mesa cheia de ingredientes de pastelaria. A vossa experiência de namoro começou com pouco, mas foi ganhando sentido, beleza e sabor com as vossas cumplicidades, diálogos, gargalhadas, silêncios e surpresas, experiências boas e também difíceis.”
Assim foram acolhidos os 16 pares de namorados que participaram no Jantar de S. Valentim organizado pela Equipa 3XSIM, no sábado 11 de fevereiro: mestres pasteleiros do seu namoro!
Esta equipa da pastoral pré-matrimonial da Diocese de Leiria-Fátima registou com agrado um recorde de inscrições nesta iniciativa anual e partilhou alguns testemunhos. “Uma pessoa da nossa família vive em França; quando leu no jornal PRESENTE o anúncio deste jantar, recortou a notícia e enviou-nos o convite”, contaram dois pares presentes.
“O nosso objetivo era levá-los a descobrir quais os ingredientes de uma boa e saudável experiência de namoro”, refere a organização. Assim, “na sopa de letras que acompanhou as fatias de rolo de carne servidas como prato principal, eles encontraram palavras como alegria, complementaridade, partilha, fidelidade, diálogo”. E dentro do bolo da sobremesa, o Papa Francisco deixou-lhes mensagens como esta: “Queridos namorados, vocês estão a preparar-se para crescer juntos, construir esta casa, para viver juntos para sempre. Não queiram fundá-la sobre a areia dos sentimentos que vão e vêm, mas sobre a rocha do amor verdadeiro, do amor que vem de Deus”.
Depois do café, os participantes foram convidados a um encontro na capela e a descobrirem que “Jesus Cristo é um ingrediente muito especial para o namoro, porque ensina e mostra o que significa amar de verdade”.
A Equipa 3XSIM refere que, “ao terminar, alguém usou a palavra ‘gratidão”, a Deus e uns aos outros”. E, “arrumada a casa, fizeram o voto de «até para o ano!»”.