Janela sobre a Missão: Duas notícias tristes…

Regressámos a Angola no passado dia 1 de novembro. Permanecemos em Luanda até sexta-feira, onde recebemos várias ofertas para a nossa missão e também fizemos algumas compras. No sábado de manhã descarregámos o camião no Sumbe, carregámos o “cavalinho branco” e partimos para a Donga, onde chegámos no final do dia.

Levámos connosco o catequista José Capoco, que nos deu a triste notícia de que a Cristina, uma menina de 11 anos em caminhada catecumenal, tinha sido ferrada por uma cobra no dia de Fiéis Defuntos, ao aproximar-se do túmulo de um familiar para colocar uma flor. Ainda resistiu durante cinco horas… foi levada ao posto do Eval Guerra, mas não havia medicamentos nem ambulância. Com impasses, indecisões, falta de meios… foi o desenlace fatal. Como era catecúmena, e bem corajosa, recebeu o batismo dos moribundos. O catequista ainda desabafou: “se a equipa aqui tivesse passado como aconteceu da outra vez com a outra senhora…” Mas, desta vez, infelizmente, não passou. Fica a sua foto numa das idas à Donga na caminhada de catecúmena, para a qual percorria 40 km a pé.

No domingo de manhã, recebemos outra notícia triste. No final do dia anterior tinha falecido o Neto, um jovem que para nós era sempre como um menino e cuja foto também mostramos. Durante muitos anos, principalmente as nossas missionárias leigas deram-lhe muito apoio e ensinaram a comunidade a lidar com um menino que era diferente dos outros, mas que pela sua fragilidade devia merecer mais atenção e carinho. E houve mudanças: de escorraçado e desprezado, passou a ser tratado com mais respeito por muita gente (este povo tem muita dificuldade em lidar com estas situações de deficiência). Mas a vida foi-se tornando cada vez mais frágil… ainda recentemente andava com uma grande ferida no tornozelo por causa de ter caído no fogo (tinha ataques de epilepsia). Que Deus lhe dê em abundância aquilo de que mais se viu muito privado na sua passagem pelo mundo: amor.

Terminámos esse domingo com a celebração da Eucaristia com a comunidade e a reunião do Conselho Permanente com os catequistas visitadores, para a programação das próximas semanas da missão.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.