Isabel Varanda abriu ciclo de conferências

“«A Mãe de Jesus estava com eles» – A presença de Maria na Igreja” foi o tema da conferência de abertura do V Ciclo de Conferências do Santuário de Fátima, no passado dia 14 de dezembro.

Isabel Varanda, teóloga e docente da Universidade Católica Portuguesa, refletiu sobre as diversas expressões de Maria na história e no quotidiano da humanidade e da Igreja, num exercício sobre a identidade de Maria e sobre a luz que dela brota para a antropologia e para a compreensão do que é ser Igreja de Jesus Cristo, hoje. A conferencista lembrou que “nenhuma interpretação sobre Maria pode obscurecer a mediação de Cristo” e que “Maria foi preparada por graça para ser a mãe do nosso redentor, por quem ela própria foi resgatada e recebida na glória”, mas é também reconhecida como “modelo de santidade, de fé e de obediência para todos os cristãos” e “figura profética da Igreja”. Ela é “a mulher em quem os crentes confiam nos momentos de aflição, nos momentos de alegria, no nascer como no morrer, nas duras labutas como no lazer” e a sua pedagogia é simples: “Maria, com a sua própria vida, como Porta do Céu, mostra-nos que também podemos ser portas, também somos capazes de ser portas, somos capazes de aceder e de experimentar esta transcendência que se faz real imanência”.

Nos tempos atuais, “em que se pretende reduzir o ser humano a uma mera biologia, a um materialismo biológico”, Nossa Senhora é a prova de que “o humano é capaz de transcendência e de Deus”, concluiu.

Lembramos que este é um ciclo de conferências mensais que, até abril de 2015, incidirá sobre o tema do corrente ano pastoral no Santuário de Fátima, “Santificados em Cristo”. A próxima conferência será a 11 de janeiro, às 16h00, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, pelo reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas, sobre o tema “«A quem iremos?» – A peregrinação e a experiência da fé”.

Fonte: www.fatima.pt

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.