IRS para ajuda a instituições sociais católicas

Segundo dados divulgados na passada segunda-feira pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, 412 mil famílias consignaram 0,5% do seu IRS a instituições religiosas e de solidariedade. Todos o podemos fazer, sem qualquer custo pessoal.

Até 31 de março, mais de duas mil instituições vão receber um total de 12,7 milhões de euros, que corresponde a um aumento de 39% face a 2014. Esta opção, que surgiu com a Lei da Liberdade Religiosa, a qual prevê a entrega de 0,5% do valor do imposto liquidado, não traz qualquer custo adicional para o contribuinte, uma vez que este mecanismo apenas direciona uma parte da coleta para a instituição assinalada, deixando o Estado de receber esse valor.

Além de 0,5% do IRS, os contribuintes podem ainda encaminhar 15% do IVA suportado para instituições religiosas e de solidariedade. Quem pretender optar pela consignação, deve preencher o quadro 9 do anexo H, que consta da declaração modelo 3, com o NIPC da instituição pretendida.

Centros paroquiais e IPSS, misericórdias, Cáritas e outros organismos ligados à Igreja estão disponíveis na referida lista de entidades que podem beneficiar desta opção.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.