As Filhas de São Paulo, conhecidas como Irmãs Paulinas, vão assinalar os 30 anos da livraria em Faro no próximo dia 18 de janeiro, numa celebração integrada no jubileu dos 75 anos de presença da congregação em Portugal. A iniciativa terá lugar com uma Eucaristia, às 10h30, na Paróquia de São Luís de Faro, na Diocese do Algarve.
Segundo o jornal diocesano Folha do Domingo, embora com presença regular no Algarve desde 1971, as religiosas só se estabeleceram de forma permanente em Faro a partir de 1996. A comemoração dos 30 anos de presença regular na região culmina no dia 25 de janeiro, data que coincide com a inauguração da atual livraria, ocorrida em 1996, na festa litúrgica da conversão de São Paulo.
A primeira livraria das Paulinas no Algarve abriu em 1972, na Rua do Município, em Faro, pelas irmãs Ana Maria e Lurdes Oliveira. Após esse período inicial, as religiosas continuaram ligadas pastoralmente à região até 1980, regressando posteriormente para iniciativas pontuais, como semanas bíblicas. O regresso definitivo aconteceu em 1995, a convite do então bispo do Algarve, D. Manuel Madureira Dias.
A livraria de Faro foi a quarta aberta pela congregação em Portugal, depois do Porto, Lisboa e Funchal, assumindo-se como um espaço de divulgação da doutrina da Igreja e de reflexão cristã contemporânea. O jubileu dos 75 anos teve início a 12 de outubro de 2025, no Porto, e prolonga-se até outubro de 2026, com iniciativas nas várias cidades onde as Paulinas estão presentes.