As irmãs do Mosteiro da Visitação de Santa Maria, na Faniqueira, Batalha, celebraram no passado dia 21 de novembro a renovação dos seus votos de castidade, obediência e pobreza.
Presidiu à celebração o padre Rui Marto, que na sua homilia pôs em relevo a importância da vida consagrada claustral e alertou as religiosas para a necessidade de uma sempre maior fidelidade aos compromissos. A liturgia foi animada pelas irmãs, acompanhadas ao órgão por Júlio Órfão, ex-diretor do mosteiro e “amigo desta comunidade”.
“No início do ofertório, foram onze as irmãs que renovaram os seus votos na capela, sendo outras cinco as acamadas que também o fizeram na enfermaria”, contam as religiosas, revelando que “no fim deste momento, o presidente da celebração pediu uma salva de palmas” aos fiéis que participavam.
Este é um momento que se repete anualmente nesta data, dia da Apresentação de Nossa Senhora, em que cada religiosa de vida contemplativa é convidada a entregar solenemente ao sacerdote a renovação dos compromissos que fez pessoalmente aquando da sua profissão religiosa.
Esta celebração, aberta à participação dos fiéis de fora do convento, “é uma fonte de grande significado para a nossa comunidade e que nos faz cada ano mais felizes e agradecidas a Deus, por nos chamar para seu serviço e da Santa Igreja, nossa Mãe”, referem as irmãs da Visitação em nota enviada ao Presente Leiria-Fátima. “Confirmando o nosso juramento solene, cada ano, cresce a nossa alegria espiritual e sentimos que a nossa vocação foi e é um chamamento de Deus para – como diz a Regra que observamos – «ajudar a Santa Igreja e a salvação do próximo»”, referem, sublinhando que “S. Francisco de Sales e S. Joana de Chantal, nossos fundadores, desejaram das suas religiosas doação ao próximo, em pé de igualdade – se assim se pode afirmar – com a doação a Deus! Isto nos proporciona vida plenamente vivida!”
As religiosas do Mosteiro da Visitação pedem ainda “a todos os leitores o favor de nos ajudarem a agradecer a Deus o facto de nos ter chamado e mantido ao seu serviço”.