Irmãs da Visitação renovam votos na Festa da Apresentação de Maria

As irmãs do Mosteiro da Visitação de Santa Maria, na Faniqueira, Batalha, celebraram no passado dia 21 de novembro a renovação dos seus votos de castidade, obediência e pobreza.

Presidiu à celebração o padre Rui Marto, que na sua homilia pôs em relevo a importância da vida consagrada claustral e alertou as religiosas para a necessidade de uma sempre maior fidelidade aos compromissos. A liturgia foi animada pelas irmãs, acompanhadas ao órgão por Júlio Órfão, ex-diretor do mosteiro e “amigo desta comunidade”.

“No início do ofertório, foram onze as irmãs que renovaram os seus votos na capela, sendo outras cinco as acamadas que também o fizeram na enfermaria”, contam as religiosas, revelando que “no fim deste momento, o presidente da celebração pediu uma salva de palmas” aos fiéis que participavam.

Este é um momento que se repete anualmente nesta data, dia da Apresentação de Nossa Senhora, em que cada religiosa de vida contemplativa é convidada a entregar solenemente ao sacerdote a renovação dos compromissos que fez pessoalmente aquando da sua profissão religiosa.

Esta celebração, aberta à participação dos fiéis de fora do convento, “é uma fonte de grande significado para a nossa comunidade e que nos faz cada ano mais felizes e agradecidas a Deus, por nos chamar para seu serviço e da Santa Igreja, nossa Mãe”, referem as irmãs da Visitação em nota enviada ao Presente Leiria-Fátima. “Confirmando o nosso juramento solene, cada ano, cresce a nossa alegria espiritual e sentimos que a nossa vocação foi e é um chamamento de Deus para – como diz a Regra que observamos – «ajudar a Santa Igreja e a salvação do próximo»”, referem, sublinhando que “S. Francisco de Sales e S. Joana de Chantal, nossos fundadores, desejaram das suas religiosas doação ao próximo, em pé de igualdade – se assim se pode afirmar – com a doação a Deus! Isto nos proporciona vida plenamente vivida!”

As religiosas do Mosteiro da Visitação pedem ainda “a todos os leitores o favor de nos ajudarem a agradecer a Deus o facto de nos ter chamado e mantido ao seu serviço”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.