Instituições nos ministérios e envio de missionários em dia de aniversário da Dedicação da Catedral

Na celebração da solenidade da Dedicação da Catedral de Leiria, no passado dia 13 de julho, D. António Marto instituiu no ministério do leitorado e do acolitado os seminaristas da Diocese Rui Ruivo e Eduardo Caseiro, respetivamente.

Na festa da igreja matriz diocesana, símbolo da unidade e comunhão na Diocese, o Bispo enviou em missão uma família – o casal Nelson e Patrícia Jerónimo e os filhos Samuel, Josué e Tomé, dos Marrazes – , que partirá para a Sérvia, e a jovem Sandra Dias, de Monte Redondo, que parte para Espanha, ambos integrados no Caminho Neocatecumenal.

 

 

A celebração da solenidade do aniversário da Dedicação da Catedral reuniu, no passado dia 13 de julho, na Sé de Leiria, sacerdotes e fiéis numa Eucaristia onde foram instituídos leitor e acólito os seminaristas da Diocese Rui Ruivo e Eduardo Caseiro, respetivamente.

No final da Missa, o bispo diocesano enviou em missão, para a Sérvia, o casal Nelson e Patrícia Jerónimo e os filhos Samuel, Josué e Tomé, da paróquia dos Marrazes, e a jovem Sandra Dias, de Monte Redondo, que parte para o noroeste de Espanha.

Na homilia, o Bispo diocesano exortou os fiéis a “escutar a vitalidade, o dinamismo e o crescimento da Igreja a partir da Palavra de Deus”. Na sua reflexão, D. António Marto relembrou o esquema da mensagem do Sínodo dos bispos católicos sobre a Palavra de Deus, de 2008, que foca quatro pontos: a voz da Palavra (revelação); o rosto da Palavra (Jesus Cristo); a casa da Palavra (a Igreja) e os caminhos da Palavra (missão). Ao lembrar que “o melhor comentário ao Evangelho é a vida dos cristãos”, desafiou os seminaristas e os missionários a serem ouvintes da Palavra e a fazê-la ressoar nas suas vidas, levando-a aos outros.

A celebração terminou com o enviou dos missionários, a quem entregou uma cruz, símbolo da missão que lhes é confiada.

D. António Marto concluiu a Missa da solenidade da Dedicação da Catedral de Leiria, dando graças pela “celebração festiva, bela e rica de vida cristã” que mostra que “a Igreja de Deus, na Diocese, está viva, porque o Senhor lhe dá vida, não lhe deixando faltar os seus dons, os seus carismas e os seus ministérios”. “Esta alegria contagia-se e faço votos para que os dons que hoje aqui celebramos sejam também um exemplo para todos e uma interpelação que suscite novas vocações.”

 

 

Aniversário da Dedicação da Catedral

O aniversário da Dedicação da Catedral é celebrado como solenidade, em sinal de comunhão e de pertença à mesma porção do Povo de Deus. É na Catedral que está a cátedra ou sede do Bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a Igreja particular ou diocese e sinal também de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé. A celebração do aniversário da Dedicação contribui para melhor realçar a importância e dignidade da Igreja particular ou Diocese e para inculcar nos fiéis a veneração pela sua igreja mãe.  

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.