D. António Marto anunciou, na celebração da solenidade da Dedicação da Sé de Leiria, no passado dia 13 de julho, o tema e os objetivos para o biénio mariano, que decorrerá na Diocese entre outubro próximo e setembro de 2017, ano em que se comemora o centenário das Aparições de Fátima.

Com o lema “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”, o biénio tem como objetivo geral a valorização da figura da Virgem Maria na vida cristã à luz das Aparições de Fátima.

Na mesma celebração, o Bispo diocesano instituiu dois seminaristas no leitorado e um no acolitado e, no final, enviou oito missionários da Diocese, que estarão em missão, de 1 a 9 de agosto, na paróquia de Santo André, da diocese de Beja.

 

Missionários da Diocese de partida para o Alentejo

No final da celebração, o bispo diocesano enviou os oito elementos do grupo missionário Ondjoyetu, que irão aprofundar o trabalho caritativo e apostólico que o grupo tem vindo a desenvolver, na paróquia de Santo André, da diocese de Beja.

Os missionários visitarão pessoas, porta a porta, no bairro de Bresco, adiantou ao PRESENTE o padre David Nogueira Ferreira, que também integra a equipa enviada.

“Vamos falar da missão. O Alentejo é uma zona algo descristianizada e é necessária ajuda para despertar a fé. O sentido religioso está lá, mas é preciso encontrar o momento e o modo ideal.”

O grupo terá uma preocupação especial “com os doentes, os idosos e aqueles que estão sozinhos”, referiu o sacerdote, que sublinhou o trabalho de continuidade que se pretende desenvolver. “Trabalharemos em contacto com o pároco local, que tem comunidades muito dispersas, para se constituir uma pequena comunidade que, no futuro, possa reunir e rezar. O que fizermos, será continuado pelo pároco, com quem temos vindo a manter um diálogo.”

Neste trabalho de evangelização, o grupo missionário assume a tarefa de preparação da celebração do centenário das Aparições de Fátima, através do anúncio da Mensagem de Fátima, que “ajuda as pessoas a interrogarem-se sobre a questão da fé”, refere o sacerdote. “Este ano, esta ação ganha um significado especial porque estarmos a contribuir para a preparação da celebração do centenário das Aparições de Fátima.”

 

Veja a reportagem AQUI