3.º ano de catequese: “Festa da Eucaristia: Vamos cear com Jesus”

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima está a convidar todas as crianças do 3.º ano da catequese, que se preparam para a Primeira Comunhão, a viverem de forma especial a festa do Corpo e Sangue de Cristo, no próximo dia 22 de junho.

Sob o lema “Festa da Eucaristia. Vamos cear com Jesus!”, propõe-se a “aventura de preparar a ceia com Jesus no dia em que, em Igreja, se celebra a grande Festa da Eucaristia que é o Corpo de Deus”.

O convite está a seguir para comunidades, catequistas e famílias destas crianças, tendo sido criado um espaço na internet para disponibilizar informações atualizadas, materiais de preparação e a ficha de inscrição na atividade. A visitar em vamoscearcomjesus.blogspot.pt.

Nesse espaço, o SDC enuncia os três os objectivos desta proposta: “Promover o encontro festivo das crianças do 3.º ano da catequese da diocese de Leiria-Fátima; Aprofundar o mistério celebrado na Eucaristia; Integrar as crianças do 3.º ano da catequese e as famílias na celebração diocesana do Corpo de Deus.

Inscrições até 22 de Maio

O  período de inscrições para esta atividade decorre até ao dia 22 de maio. “Durante este tempo, as paróquias devem constituir os grupos que terão entre 6 e 10 crianças do 3.º ano, acompanhadas de um ou dois catequistas”.

No mesmo sítio do SDC pode ler-se que “estando este dia indicado no calendário regional como uma atividade indicativa para os escuteiros, todos os escuteiros que participam serão abrangidos pelo seguro escutista, desde que os seus dirigentes tenham conhecimento da sua participação, evitando assim o pagamento do seguro específico para esta atividade”.

Horário e programa

10h30 – Apresentação dos Discípulos, no Parque do Avião, em Leiria: momento em que os grupos de crianças vindos de toda a Diocese fazem o seu registo e recebem os materiais para a atividade. No palco, haverá animação de acolhimento.

11h00 – Envio: a partir do texto de Evangelho de São Lucas (Lc 22, 7-13), todos se sentirão aqueles discípulos que Jesus enviou para irem preparar a ceia.

11h30 – Preparação da Ceia: será a grande tarefa do dia, com cada grupo a passar por 10 postos diferentes, distribuídos pela zona ribeirinha da cidade, nos quais descobrirão as dimensões essenciais desta Ceia.

13h00 – Almoço

13h30 – Preparação da Ceia (continuação)

15h00 – A mesa está posta!

15h30 – Entrada no Cenáculo: será o momento de todos voltaram ao Parque do Avião, onde partilharão da Ceia com Jesus, na celebração da Eucaristia que será presidida por D. António Marto, Bispo diocesano, com início às 16h00. A atividade conclui com a procissão do Corpo de Deus, onde as crianças que ao longo deste ano viveram a Primeira Comunhão poderão acolher Jesus na Eucaristia, que caminhou pelas ruas da cidade.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.