Novo ano letivo e um turbilhão de emoções quer para filhos quer para pais. Termina o denominado período de férias e há que comprar material escolar, ver horários e fazer as inscrições nas várias atividades extracurriculares. E porque não ser escuteiro?!
Para quem já o é, não há dúvidas! Aproxima-se o início das actividades/reuniões semanais, um momento de estar com os amigos de longa data mas também há novidades: se a equipa de dirigentes será a mesma, se vou fazer bando/patrulha/equipa/tribo com os amigos mais próximos e quem são os novos elementos.
Já para os novos elementos é tudo novo! Há medos e receios que depressa vão ser ultrapassados. Muitos conceitos para aprender e regras a seguir que vão ser apreendidos em dois tempos com a ajuda dos dirigentes, do guia e restantes elementos do grupo. Para os pais que foram escuteiros, é um reavivar de memórias que querem transmitir aos filhos, dada a importância que o movimento teve na sua vida. Aos pais que se iniciam neste percurso, não há que recear, os vossos filhos estão em boas mãos.
Se ainda persistem dúvidas sobre uma possível inscrição, hoje há inúmeros sites com informações como o site http://escutismo.pt onde também podem localizar os vários agrupamentos existentes.
Podia enumerar dezenas de razões para se ser escuteiro, mas o melhor é experimentar. Uma coisa é certa, depois de lá estares tenho a certeza que vais ser alguém mais preocupado com o próximo e vais tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste.”
Paula Pereira Pio, dirigente e mãe