Inauguração da exposição “Por Mares Dantes Navegados” assinala 10 anos de projeto da UASP

A UASP inaugurou no passado domingo, dia 29 de setembro, uma exposição comemorativa do 10.º aniversário do início do projeto “Por Mares Dantes Navegados”. A exposição ficará patente ao público até ao dia 24 de novembro, no Museu da Consolata, em Fátima.

No ato da inauguração estiveram presentes mais de uma centena de participantes. Iniciou-se formalmente o ato com uma intervenção do diretor do Museu, o padre Simão Pedro, da Consolata, seguida de intervenções do doutor Marco Daniel, do Santuário de Fátima; da engenheira Maria Isabel Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém; do padre Armindo Janeiro, vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima e presidente da UASP.

Após os discursos de abertura, procedeu-se a uma visita guiada à exposição, explicada por Luís Matias, um dos curadores da mostra.

Seguiu-se um “porto de honra” no jardim interno do Museu e um excelente concerto de música e poesia no auditório do complexo, assegurado por António Sousa, Carlos Carneiro, Luís Matias, Mónica Mesquita, Rui Mesquita, e ainda com os convidados especiais Inês Mesquita (4 anos) e Gustavo Brito.

A exposição documenta, em 60 fotografias de grande formato, 5 viagens a outros tantos países africanos (Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique), efetuadas por elementos ligados à UASP.

Cada viagem teve um perfil e um propósito concreto antecipadamente fixado, e envolveu muitas centenas ou milhares de pessoas que concorreram para o atingir dos objetivos estabelecidos, e que, mesmo sem terem viajado, estiveram sempre presentes no acompanhamento e nos resultados das viagens. Estão expostos também alguns objetos trazidos dessas paragens.

O projeto propôs-se, no “Ano da Fé” promulgado pelo Papa Bento XVI, ir por mares antes sulcados por missionários para espalhar a fé, a cultura e assistência, estender pontes com estes irmãos, aprender, conviver e, na medida do possível, levar também alguma partilha.

Das diversas viagens que efetuámos ao longo dos 10 anos, selecionámos os 5 países africanos, e as imagens que encontrarão na exposição, para além de mostrarem os grupos presentes em cada local, procuram exibir a interação, a cor, a luz e o movimento, nos momentos de felicidade, de convívio e de alegria em que nos envolvemos com comunidades e povos tão maravilhosos.

A UASP, organização por detrás do projeto e da exposição, é a União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses.

No local, para além das imagens e objetos, encontrará uma viagem explicativa que ajudará a entender o roteiro da mostra, os seus protagonistas, as suas razões e pretende ser um espaço de partilha de sentimentos, emoções e de convite ao envolvimento nas causas da missão, neste mês de outubro que lhe é por natureza dedicado.

Luís Matias

Concerto comentado
16 de Novembro
Dia Mundial dos Pobres
17 de Novembro
Dia Mundial da Juventude
24 de Novembro
Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress