Imagem Peregrina visita dioceses de Portugal

Com início a 13 de maio de 2015, durante as celebrações da 98.ª peregrinação internacional aniversária da primeira aparição, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima inicia uma peregrinação às dioceses portuguesas, até maio de 2016.

Reunidos em assembleia plenária, os bispos portugueses aprovaram uma Nota Pastoral sobre a “Visita da Imagem Peregrina às Dioceses de Portugal”, que decorre no âmbito do programa de preparação para o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Neste documento, a CEP convida as comunidades cristãs a mobilizarem-se “para um acolhimento caloroso, marcado pela alegria de receber, na fé, o ícone da Mãe de Deus e Mãe dos Homens, contemplação do rosto terno e misericordioso de Deus, sempre objeto da devoção e do carinho dos fiéis”.

Enquanto fenómeno mobilizador das multidões, a mensagem e a espiritualidade marianas de Fátima predispõem, de facto, muitos corações para acolherem a ação evangelizadora da Igreja. Esperamos que este acontecimento de grande alcance eclesial deixe marcas muito positivas nas comunidades cristãs, ajude a renascer a alegria do encontro com o Evangelho de Jesus Cristo e o entusiasmo de viver em Igreja”, lê-se na Nota Pastoral.

Sairá em peregrinação a Primeira Imagem Peregrina de Fátima, a que na década de 50 percorreu o Mundo e que foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário no ano de 2003, informa a página do Santuário de Fátima.

Bispos portugueses pedem debate inclusivo sobre problemas sociais

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) esteve reunida em Fátima, de 13 a 16 de abril, na sua 186.ª Assembleia plenária, onde foi aprovado um novo modelo de estatutos para os Centros Sociais Paroquiais e outros Institutos da Igreja Católica. Na conferência de imprensa que concluiu os trabalhos, D. Manuel Clemente alertou para os “problemas ligados à vida e demografia”, como a lei do aborto e apontou a urgência destas questões sociais integrarem a agenda das próximas eleições legislativas.

Lembrando a aproximação das eleições em Portugal, o episcopado, o comunicado final da 186.ª Assembleia plenária da CEP refere “a necessidade de a sociedade portuguesa assentar numa base comum de valores sociais e humanistas”. A “salvaguarda da vida humana em todas as suas fases e a valorização da vida familiar” foi um dos tópicos em destaque no encontro dos Bispos, que em comunicado, apelam aos “que se propõem servir politicamente o país” a pronunciarem-se sobre estes temas no próximo escrutínio. Esta reflexão deve assentar num “ diálogo sociocultural inclusivo” no qual se aborde ainda o trabalho e o emprego, a saúde e a segurança social, o acompanhamento dos que emigram e a integração dos imigrantes, refere o comunicado.

No encontro, que também serviu para debater a situação atual dos Centros Sociais Paroquiais, “quanto à sua autonomia, gestão, eclesialidade e sustentabilidade, foi aprovado um modelo de estatutos para aquelas instituições, que admite adaptações em cada diocese. Com o objetivo de poderem adequar os seus estatutos à mesma legislação, a Assembleia aprovou ainda um novo compromisso-modelo para as Irmandades da Misericórdia.

Na assembleia, onde os bispos portugueses manifestaram a sua preocupação pela perseguição aos cristãos em vários países do mundo, foi ainda analisado o tema da próxima Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos, que em outubro próximo irá abordar a “vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. A reflexão será enviada para a Secretaria Geral do Sínodo e que teve como ponto de partida a síntese das respostas das Dioceses às perguntas do documento preparatório.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.