Imagem Peregrina já está na Diocese de Leiria-Fátima

Eram sensivelmente 20h00 do dia 1 de maio quando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou a Matos da Ranha, paróquia de Vermoil, extremo Norte da Diocese de Leiria-Fátima. Vinda da Diocese do Porto, acompanhada pelo bispo D. António Francisco, foi acolhida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. E recebeu o primeiro banho de multidão em território diocesano, com várias centenas de fiéis a aplaudir a sua chegada e a acompanhar em ambiente de oração este momento de acolhimento.

No ato de entrega, o bispo do Porto agradeceu à Virgem os “vinte dias de graça” e “todo o bem que distribuiu e multiplicou” na sua diocese. A Imagem partiu, “mas a Mãe fica no coração dos seus filhos”, afirmou D. António Francisco, agradecendo à Diocese de Leiria-Fátima e ao Santuário pela decisão de enviar a Virgem Peregrina por todo o País ao longo dos últimos doze meses.

Por sua vez, D. António Marto agradeceu ao bispo do Porto o “belo testemunho de alegrias e dores vividas durante a visita de Nossa Senhora” e dirigiu-se aos presentes com o pedido de que a acolham com o mesmo “encanto e doçura dos Pastorinhos em 1917”. Depois, proferiu uma belíssima oração de boas-vindas à Virgem de Fátima.

A Imagem partiu, então, rumo à cidade de Leiria, “escoltada” por um grupo de motares e várias dezenas de viaturas que a acompanharam até à cidade-sede da Diocese.

Ver fotorreportagem da chegada a Matos da Ranha

 

Acolhimento, procissão e celebração

Já o dia escurecera quando a viatura iluminada assomou à frente do edifício dos Paços do Concelho. Apesar do atraso de cerca de uma hora em relação ao previsto, muitas centenas de pessoas aguardaram pacientemente este momento e receberam a Imagem com um forte aplauso. Nas escadarias da Câmara, com os padres da vigararia de Leiria e os representantes das autarquias e outras entidades civis, D. António Marto voltou a referir a alegria com que a Diocese quer acolher a Mãe e repetiu a oração de boas-vindas.

Com um grupo de militares a transportar o andor, os fiéis foram em procissão, pelas ruas da cidade, até à Catedral, saudando Nossa Senhora com cânticos e a oração do Rosário, mas também com a luz das velas e os balões brancos que seguravam. Já no adro da Sé, subiram os balões, enquanto a Imagem entrava no templo.

Na celebração de acolhimento, o bispo de Leiria-Fátima comparou esta visita com a que Maria fez a sua prima Santa Isabel, “levando a Boa Nova de Jesus e a companhia, apoio e consolação de que ela precisava”. Um “encontro de alegria que, em atitude missionária de quem sai para levar a todos o seu Filho Jesus, Maria quer repetir sempre que vem até nós”. Também comparável às Aparições, quando veio ao encontro dos Pastorinhos, mostrando-lhes “os horrores da guerra e a loucura infernal que pesava sobre a humanidade”, mas sobretudo “uma mensagem de esperança, fundada na misericórdia de Deus, a única capaz de pôr limites à loucura humana”.

“O mundo muda, quando mudar o coração de cada um de nós”, frisou D. António Marto, referindo que Nossa Senhora conta com a colaboração de todos para essa missão de trazer ao mundo a conversão e a reparação dos males da humanidade. “Deus chama-nos a pôr mãos à obra, a não nos resignarmos, a deixarmos que Ele trabalhe no nosso coração”, continuou o Bispo diocesano, “e Nossa Senhora veio trazer essa mensagem, cheia de beleza e de atualidade, de que está ao nosso lado, a lutar connosco e nunca nos deixará sós”. Por isso, “não desanimemos, não tenhamos medo, não nos deixemos acobardar”, apelou aos fiéis que enchiam por completo a Catedral.

Entregue a Imagem aos diocesanos, foi um grupo de jovens da vigararia de Leiria que assumiu a primeira vigília de louvor a Maria, nesta primeira noite em que ficou na Sé. Até ao dia 13 de maio, muitos outros fiéis terão oportunidade de o fazerem também, acompanhando alguns dos momentos do vasto programa em que a Imagem Peregrina percorrerá todas as vigararias e paróquias da Diocese.

Ver fotorreportagem da chegada a Leiria, procissão e celebração na Sé 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.