Imagem histórica dos Pousos está restaurada

Trata-se, provavelmente, da mais antiga imagem das que temos na igreja paroquial e necessitava de cuidados de preservação urgentes, nomeadamente para conservação das madeiras.
A imagem de Nossa Senhora da Natividade, dos Pousos

A imagem de Nossa Senhora da Natividade que está em restauro no Atelier Samthiago (Viana do Castelo) deverá ser-nos entregue depois dos trabalhos de restauro a que foi sujeita.

Trata-se, provavelmente, da mais antiga imagem das que temos na igreja paroquial e necessitava de cuidados de preservação urgentes, nomeadamente para conservação das madeiras. E foi nesse contexto que se procedeu também à limpeza da pintura, limpeza de repintes e vernizes, aplicação localizada dos betumes perdidos, e reposição de alguma da madeira desaparecida.

Também se iniciou um trabalho de consolidação da pedra da pia batismal da igreja matriz. Parte dessa pedra já se desfez, devido essencialmente a micro fungos que se instalaram ao longo dos anos. Também se iniciou a aplicação de alguma argamassa de reconstrução. Dentro de algumas semanas prosseguirá o trabalho, depois da consolidação do que se executou estes dias. Os cimentos que foram aplicados sobre a pedra são um problema que ainda não se sabe como proceder.

O orçamento de restauro da imagem é de €425,00; o trabalho na pia batismal está orçamentado em €575,00.

Notícias dos Pousos!

Se quiser receber no e-mail e em tempo real as notícias que publicamos aqui sobre a paróquia dos Pousos, subscreve a newsletter

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress