Imagem do Imaculado Coração de Maria regressa ao seu monumento na cidade de Leiria

No passado domingo, dia 15 de dezembro, foi reposta a imagem do Imaculado Coração de Maria no seu monumento, na avenida Ernesto Korrodi, e renovada a consagração da cidade de Leiria.

A celebração, a que ocorreram muitos devotos, teve início pelas 11h30, na Catedral da cidade, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, seguida de procissão até ao monumento, junto ao Colégio de Nossa Senhora de Fátima.

No local, o Bispo diocesano fez uma breve alocução, dizendo que “tal como a cidade precisa de sinais de trânsito, para que ele flua bem, permitindo que todos cheguem aos seus destinos bem e em paz, assim também precisa de outro tipo de sinais, os da fé, que todos vejam, simbolizado no monumento ao Imaculado Coração de Maria; é um sinal, uma ajuda, indicando algo que não se vê, a fé, mas que se encontra bem guardado no coração de cada homem e mulher; é um bem precioso, de um valor incalculável, que não tem cotação na bolsa de valores, mas que, com a ajuda do Imaculado Coração de Maria, nos guia, nos ampara e nos enche de alegria, por sabermos que nos conduz ao Imaculado Coração do seu Filho”.

No final, foi rezada a oração da renovação da consagração de Leiria: “Imaculado Coração de Maria, nós os habitantes desta cidade e sua periferia consagramos ao vosso Imaculado Coração os nossos lares, cada um em particular, as nossas vidas, pedindo a graça da paz e da alegria, alumiada pela fé. Cobri com o vosso santíssimo manto os nosso lares e esta cidade de Leiria. Abrigai-nos no vosso maternal e Imaculado Coração”.

Logo na segunda-feira, de manhã cedo, algumas mães que levavam os seus pequenitos ao colégio diziam-lhes, com um sorriso rasgado: “Olha! Já ali está Nossa Senhora” – e alguns acenavam-lhe. Assim este “sinal” ajude os leirienses na estrada na sua vida pessoal e espiritual, que nos conduz a Deus e à aproximação compassiva aos outros.

 

Grupo da Imaculada 

A construção, conservação e utilização espiritual do monumento estão a cargo de um grupo de leigos designado por “Grupo da Imaculada”. Este grupo, criado em 1984, procura difundir em Portugal e no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria, através da consagração das terras, dos lares e das famílias, bem como da devoção reparadora dos cinco primeiros sábados, a prática diária da oração do terço e a divulgação da Mensagem de Fátima. Possui monumentos patenteados em inúmeras localidades de Portugal e ainda na Ucrânia, Polónia, Filipinas, Macau, Antilhas, S. Tomé, Brasil, Chile, Peru e Argentina – este consagrado pelo cardeal Bergoglio (Papa Francisco), no bairro onde morava.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.