II Encontro dos Media na Diocese de Leiria-Fátima: “Comunicar: lançar de novo a(s) rede(s)”

Vai realizar-se, no próximo dia 21 de novembro, sábado, das 10h00 às 13h00, no Centro Pastoral Diocesano, o segundo encontro de trabalho e convívio destinado a pessoas que trabalham ou colaboram nos diversos meios e redes de comunicação eclesiais na área da Diocese de Leiria-Fátima. Contará com a presença do Bispo diocesano, D. António Marto.

Na primeira edição desta iniciativa, há sensivelmente um ano, cerca de 25 participantes promoveram o conhecimento mútuo e a reflexão sobre possibilidades de cooperação. Na ocasião, o Bispo diocesano manifestou o seu reconhecimento pelo trabalho de evangelização feito nesta área e apontou a importância de se aproveitarem recursos e sinergias. “Os atuais desafios de profissionalismo, de aproveitamento eficaz das novas tecnologias e de trabalho em rede pedem-nos que sejamos dignos desta hora exigente que estamos a viver”, defendeu D. António Marto.

Os presentes afirmaram a sua disponibilidade para responder a esse desafio e manifestaram interesse em que estes encontros se repetissem anualmente, de forma a consolidar o espírito de colaboração e crescimento comum. Nessa linha, pretende-se este ano aprofundar essa reflexão, partilhar experiências entretanto desenvolvidas e ponderar iniciativas de futuro, para um trabalho de comunicação mais eficaz por parte dos serviços e movimentos, das paróquias e da própria Diocese.

 

Redes de proximidade

Com o tema “Comunicar: lançar de novo a(s) rede(s)”, a iniciativa contará com a participação de Pedro Jerónimo, que publicou recentemente a sua tese de doutoramento sobre “Ciberjornalismo de Proximidade”. Além da importância da comunicação e do seu papel no contexto da evangelização, o investigador apresentará pistas concretas para o trabalho informativo, nomeadamente, em resposta às exigências e características dos novos meios digitais. O católico e ex-jornalista do semanário O Mensageiro refere que “a expressão evangélica ‘lançar de novo as redes’ sugere a necessidade de insistir na evangelização e também de procurar novos métodos e abordagens nessa missão”.

Apesar de a sua abordagem académica não incidir especificamente sobre os meios eclesiais, o autor do mais recente estudo sobre estas matérias considera que “as dificuldades, desafios e potencialidades dos media da Igreja são semelhantes aos de outros parceiros da comunicação que trabalham num contexto de grande proximidade com o público-alvo”.

Frisando a força desta imagem bíblica, Pedro Jerónimo aponta ainda para a urgência de um trabalho em rede, “potenciando recursos para resultados mais eficazes, tal como acontece na arte da pesca coletiva”.

 

Convite alargado

O encontro, promovido pelo semanário diocesano Presente Leiria-Fátima, terá ainda espaço para debate à volta do tema e para apresentação de iniciativas concretas em ordem ao trabalho em parceria neste ano pastoral.

Além dos presentes na primeira edição, o convite é alargado a todos os interessados neste âmbito de atividade, nomeadamente, diretores, redatores e outros colaboradores dos meios de comunicação católicos presentes na Diocese, não só os jornais, boletins, revistas, rádios e televisões, mas também dos sítios online, blogues e redes sociais, sejam de âmbito paroquial, diocesano ou mesmo regional e nacional. São ainda bem-vindos os jornalistas e colaboradores de outros meios que escrevam sobre assuntos religiosos e que estejam interessados em estabelecer contactos e parcerias neste âmbito.

A participação é livre e gratuita, mas deverá ser comunicada antecipadamente, na medida do possível até 18 de Novembro, para o número 244 821 100 ou o email presente@jornalpresente.pt.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.