Igreja paroquial de Formigais fez 25 anos

As comemorações terminaram com um breve momento de convívio no adro da igreja paroquial de Formigais, com o tradicional bolo de aniversário.

No domingo dia 1 de agosto, a paróquia de Formigais celebrou o 25º aniversário da sua igreja paroquial, com missa solene presidida pelo pároco, padre David Barreirinhas que, na sua homilia, afirmava: “a comunidade cristã, embora constituída por pessoas, as pedras vivas de que falava o cântico de entrada, sempre precisou dos templos como locais de congregação da assembleia do Senhor. Construídos pela mão humana para honra do nome de Deus, os templos tornaram-se um sinal visível das realidades invisíveis; implantados no meio da cidade dos homens, apontam para a cidade de Deus como caminho e meta do seu peregrinar, lembram a dimensão espiritual da vida e os apelos a caminhar na santidade de vida à semelhança do Deus Santo.

A pequena ermida no alto do monte, a igreja paroquial no centro do povoado ou a grande catedral, de épocas e estilos arquitectónicos diferentes, são sempre sinal de que Deus desceu até nós e montou a sua tenda no meio do seu povo, de que Ele se fez Deus connosco e Deus para nós. Esta igreja de São Vicente, edificada há um quarto de século, foi, é, e certamente continuará a ser, farol a alumiar muitas noites escuras de fé, consolação para muitos corações amargurados pelo sofrimento, sinal de esperança para muitas almas cansadas e lugar de acolhimento para muitas vidas vazias sedentas de amor”.

A celebração da eucaristia contou com a presença de muitos fiéis, no cumprimento das normas em vigor neste tempo de pandemia, e constituiu um momento de homenagem a todos aqueles que ajudaram a edificar a Igreja Paroquial com os seus trabalhos e as suas ofertas, nomeadamente os que já faleceram, entre os quais o padre Luís Henriques Francisco e Manuel Pereira da Silva, membros do Conselho dos Assuntos Económicos ao tempo da construção da Igreja Paroquial.

Após a celebração, teve lugar uma breve sessão solene na qual marcaram presença aqueles que fizeram parte dos Conselhos dos Assuntos Económicos ao longo destes vinte cinco anos. Presentes também o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, o presidente da União de Freguesias da Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Abílio Rodrigues, que juntamente com o Carlos Marques, em nome da comunidade paroquial, usaram da palavra, evocando esta data jubilar da Igreja Paroquial de Formigais.

Após estas intervenções, foi descerrada uma pequena lápide, evocando estes vinte e cinco anos de história.

As comemorações terminaram com um breve momento de convívio no adro da igreja paroquial de Formigais, com o tradicional bolo de aniversário.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.