Igreja Evangélica Baptista de Leiria comemora centenário

A Igreja Evangélica Baptista de Leiria assinalou, no passado domingo, dia 30 de outubro, os 100 anos da sua fundação. O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, quis associar-se à efeméride.

Apesar não poder estar presente, o Bispo diocesano fez-se representar na celebração pelo vigário geral, padre Jorge Guarda, e enviou a seguinte saudação, lida na ocasião:

 

 

 


 

Aos irmãos e irmãs da Igreja Baptista de Leiria, graça e paz no Senhor Jesus.

Dou graças a Deus por vós, pelo testemunho inquebrantável da vossa fé e pela perseverança da vossa comunidade evangélica ao longo de um século.

Era meu desejo poder corresponder ao vosso grato convite para estar presente na cerimónia de abertura do vosso centenário. Compromissos já assumidos não me permitem a participação em pessoa, mas faço-o com o envio do Vigário Geral da Diocese, padre Jorge Guarda, que vos comunicará esta minha saudação.

Felicito-vos pela ocorrência do centenário do vossa existência. Através da vossa comunidade evangélica, muitas gerações de fiéis têm sido instruídas e iluminadas pela palavra de Deus e recebido inúmeras graças de Jesus Cristo. Bendito seja o Senhor que ama e cuida dos que nele acreditam!

Bem sei que o vosso percurso ao longo do tempo não foi isento de sofrimentos e discriminações, por vezes provocados por parte de fiéis católicos. Em nome da Igreja católica na diocese de Leiria-Fátima, peço-vos perdão pelo mal que os católicos vos fizeram, pelas incompreensões e hostilidade em relação aos membros da vossa comunidade.

Nos tempos mais recentes, porém, houve já alguma aproximação entre alguns de vós e fiéis católicos, nomeadamente para a oração e o apoio ao vosso centro social. É pouco, mas é um sinal do caminho a seguir. A fé em Jesus Cristo e as Sagradas Escrituras que temos em comum são muito mais importantes do que as diferenças na sua compreensão e vivência, que ainda nos separam. Queremos conhecer-vos melhor para mais vos apreciar e respeitar.

Numa recente entrevista, a propósito da sua viagem à Suécia, amanhã 31 de outubro, para a comemoração dos 500 anos da reforma de Lutero, o Papa Francisco respondeu à pergunta sobre as suas expectativas, dizendo: “A minha esperança e a minha expectativa são as de me aproximar mais dos meus irmãos e das minhas irmãs. A proximidade faz bem a todos. A distância pelo contrário faz-nos adoecer” (Vatican insider, 28/10/2016).

Neste sentido, irmãos e irmãs, convido-vos a uma maior aproximação entre as comunidades baptista e católica, através de encontros, oração e oportuna colaboração nas obras de misericórdia em favor dos doentes, dos pobres e dos presos, para testemunharmos juntos o Evangelho. Olhemo-nos e tratemo-nos como Filhos do único Pai celeste que, em Jesus e por Ele, nos torna irmãos.

Deus vos abençoe e faça crescer e prosperar como comunidade cristã para Sua glória e do Senhor Jesus Cristo no Espírito Santo. Ámen.

Com fraterna estima no Senhor Jesus,

† António Augusto dos Santos Marto

Bispo católico da Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 30 de outubro de 2016

 


 

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.