Igreja diocesana celebra o padroeiro S. Agostinho

O Bispo D. António Marto vai celebrar a Missa em honra de Santo Agostinho, na igreja que lhe é dedicada, em Leiria, às 21h00, no próximo dia 28 de agosto. O Santo Bispo de Hipona é padroeiro de Leiria-Fátima juntamente com Nossa Senhora de Fátima.

São convidados a participar nesta celebração todas as pessoas que desejem honrar o Santo Padroeiro da Diocese e, de modo especial, quantos estão mais empenhados na vida desta Igreja local de Leiria-Fátima: sacerdotes, religiosos e religiosas e os leigos que colaboram na acção apostólica, particularmente os que estão ligados aos serviços e conselhos diocesanos, a movimentos e associações.

Santo Agostinho (354-430) foi adoptado como padroeiro em 1918, aquando da restauração da Diocese. Esta escolha radicava, certamente, no facto de Leiria ter sido, do século XII ao ano de 1545, uma vigararia do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho.

Mais tarde, correspondendo ao pedido do bispo da Diocese de então, o Papa João XXIII, em documento de 13 de Dezembro de 1962, deu à Igreja que está em Leiria dois padroeiros principais: manteve o anterior, Santo Agostinho, e acrescentou Nossa Senhora de Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress