Igreja de São Pedro, em Leiria, vai ser recuperada

A igreja de São Pedro, na paróquia de Leiria, vai ser alvo de restauro, com vista a acolher eventos culturais.

Segundo notícia avançada pelo Região de Leiria, serão investidos “cerca de 300 mil euros” em trabalhos “que incidirão no restauro das paredes, madeiras, pedras e cobertura do imóvel”, conforme um projeto em desenvolvimento pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Contatado pelo PRESENTE, o pároco de Leiria, padre Gonçalo Diniz disse que “esta parceria surgiu em bom tempo, por forma a dar uma projeção diferente à igreja”, sobretudo tendo em conta a necessidade urgente de obras naquele espaço. “A igreja precisava de ser requalificada e, no contexto atual, não havendo ali culto em permanência, a ideia de utilizá-la para a realização de eventos culturais ganhou sentido, desde que salvaguardada a importância e a identidade histórica do edifício.”

A intervenção, ainda sem data prevista, será da responsabilidade do Município, em parceria com a DRCC e a paróquia de Leiria, e “será objeto de candidatura a fundos comunitários”. O referido semanário adianta que o principal destino do templo será de “valência cultural e polivalente”, podendo ser também usado pela paróquia “quando solicitado com a devida antecedência”.

Recordamos que a igreja de São Pedro foi a segunda Sé de Leiria – quase desde a criação da Diocese, em 1545, e após um breve período em que esta se situou na igreja de Nossa Senhora da Pena, dentro do castelo – até 1574, ano da sagração da atual Catedral. Há muitos anos sem uso para o culto, tem já recebido alguns eventos culturais, como foi o caso da exposição “Santos da Casa” (na foto), organizada em 2014 pela Diocese de Leiria-Fátima. O edifício data de finais do século XII, sendo o único templo românico que resta na cidade, classificado em 1910 como Monumento Nacional.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress