A Comissão da Igreja Paroquial de Ortigosa vai proceder à realização de diversas intervenções de requalificação e restauro da igreja e espaço envolvente. O início das obras está agendado para a segunda-feira, dia 23 de setembro e prolonga-se até 31 de outubro.
Os principais melhoramentos irão incidir no interior do edifício, com intervenções no teto, nas paredes, no arco cruzeiro e ainda nos aros das portas e janelões. Aproveitando esta ocasião, será também colocado um sistema de aquecimento no pavimento. Também no exterior ocorrerão intervenções circunstanciais de limpeza e embelezamento do espaço.
Durante este período a Igreja estará encerrada ao público, celebrando-se a Eucaristia e eventuais cerimónias no Salão Paroquial. Por esta razão, a Comissão lamenta quaisquer incómodos causados, esperando poder oferecer à comunidade melhores condições para o culto, garantindo a conservação e valorização do património. Apelam, por isso, à compreensão e colaboração de toda a população.
A actual igreja, classificada como património de interesse concelhio, foi construída no século XIX, no local da primitiva ermida datada de 1610, sob invocação de Santo Amaro.