Igreja da Freixianda acolhe imagens dos Pastorinhos

No domingo 19 de fevereiro, a paróquia da Freixianda irá inaugurar um novo oratório de Nossa Senhora de Fátima e dos Pastorinhos, na sua igreja matriz.

Será na Missa das 11h00, com a participação especial das crianças e dos adolescentes da catequese, alguns dos quais estarão trajados à moda da época das Aparições.

O novo altar integra a imagem de Nossa Senhora de Fátima que já se venera naquela igreja e será benzido com as duas novas imagens dos beatos Francisco e Jacinta Marto. No final da Missa, as três imagens sairão em procissão pelas ruas da localidade.

Recordamos que os Pastorinhos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, no Santuário de Fátima, em 13 de maio de 2000, adquirindo deste modo o direito à veneração e culto público dos fiéis. “Já passaram 17 anos e consideramos uma lacuna não termos ainda as imagens dos Pastorinhos na igreja paroquial para que mais facilmente possamos olhar para eles como referências importantes de vivência cristã e modelos de santidade, podendo recorrer também à sua intercessão”, refere o pároco no jornal “A Voz da Freixianda”. O padre Joaquim Batista justifica, ainda, que o centenário das Aparições é “o momento adequado para suprir o que estava em falha”.

 

Descrição do oratório

O novo oratório foi concebido pelo arquiteto Humberto Dias, tendo como inspiração o cenário da aparição de Maio. “A partir da imagem conceptual da pequena árvore, propõe-se o desenho de um retábulo que assenta no uso de réguas de madeira, organizadas numa matriz de revolução que materializará a imagem de uma forma absidal copulada que se integra no nicho e ajusta ao arco da capela lateral”, refere o autor. Terá uma “morfologia irregular, produzindo diferentes níveis sobre os quais assentarão as imagens sacras, segundo uma organização hierárquica em função da importância simbólica de cada uma”. Quanto aos materiais usados, em tons claros, optou-se por “madeira de freixo, por ser de tonalidade e textura variada, dando uma maior expressividades às superfícies”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.