A Conferência Episcopal Portuguesa, reunida em Fátima, fez um comunicado onde se solidariza com as vítimas dos incêndios dos últimos dias e anuncia um peditório nacional no primeiro domingo de julho para esta causa.
O montante recolhido vai ser enviado para a Cáritas Portuguesa, “a fim de ser encaminhado, com brevidade, para aqueles que necessitam”, refere o padre Manuel Barbosa, porta-voz do episcopado, citado pela Agência Ecclesia.
Os bispos portugueses manifestam o seu “reconhecimento e apoio” aos bombeiros, às organizações de socorro e aos “numerosos” voluntários que estão no terreno e desenvolvem “todos os esforços para salvar vidas, minorar danos e evitar a perda de pessoas e bens”, mesmo à custa de “riscos pessoais”.
No referido comunicado, nas não deixam de recordar as intervenções que têm feito sobre o assunto, nomeadamente, a nota pastoral «Cuidar da casa comum – prevenir e evitar os incêndios», publicada em abril deste ano, onde defendem “medidas mais preventivas, concretas e concertadas” sobre uma “calamidade” que atinge Portugal “todos os anos”.
LMF, com Ecclesia