O Bispo da diocese de Leiria-Fátima, na homilia que hoje fez na Missa celebrada no Santuário de Fátima, convidou o presentes a acreditarem na mudança que o perdão proporciona. Diante de milhares de peregrinos vindos dos quatro cantos da Diocese em dia de peregrinação anual, o Cardeal citou o Papa Francisco nestes termos: “nós podemos fazer-Lhe trinta por uma linha, mas Ele continua a amar-nos e salvar-nos”. A afirmação serviu para explicar o episódio do evangelho de hoje em que Jesus era colocado frente a frente com a mulher adúltera que todos queriam apedrejar.
D. António explicou que este trecho do evangelho pretende evidenciar que “no centro deste encontro não está o nosso pecado e a nossa miséria; no centro estão a infinita bondade e ternura de Deus, a sua misericórdia e o seu perdão, que abrem a porta da esperança quando tudo parece perdido”. No final, com as palavras de Jesus “esta mulher saboreia agora uma paz que ela nunca tinha imaginado que fosse possível: a paz do perdão, da misericórdia que a salva na sua humanidade e dignidade, que lhe abre a esperança de uma vida nova e de novo futuro”.
O Bispo de Leiria-Fátima diz que este encontro da mulher adúltera com Jesus “representa a experiência de cada um de nós no nosso encontro com Cristo hoje”, e nele “podemos ler como somos preciosos aos olhos de Deus”. “Ele é Pai e olha-nos sempre e antes de mais como filhos mesmo sendo nós pecadores; temos um nome próprio e não nos identifica com o mal que cometemos, como a dizer-nos: Tu vales mais, infinitamente mais do que o teu pecado”, desenvolveu.
No final da homilia, o Cardeal indicou o desafio para a missão de cada cristão, de cada um dos presentes: “o nosso mundo, a nossa sociedade e a nossa cultura estão a dar sinais de envelhecimento espiritual”; por isso “têm imensa necessidade desta esperança de renovação”.
A Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima ao Santuário da Cova da Iria teve como pano de fundo a comemoração do centenário da morte de São Francisco Marto.O texto integral da homilia pode ler-se aqui: http://leiria.cc/H7abr19