Decorreu em clima festivo o lançamento do livro ‘Monsenhor José Galamba de Oliveira – um homem à frente do seu tempo‘, nas instalações da Quinta do Amparo, em Marrazes, durante a matiné do domingo, 22 de junho. A sessão contou com discursos, momentos poéticos e interpretações musicais.
O autor, Pedro Moniz, terminou a sua intervenção com a expressão «quem lê, seu bem vê e quem escreve seu mal prescreve», agradecendo a todos os que colaboraram no projeto, desde a numerosa assistência até às entidades oficiais e aos declamadores dos poemas laudatórios.
O apresentador da obra, José de Sousa Dias, sobrinho do biografado, partilhou memórias familiares na primeira pessoa, bem como alguns episódios retratados na publicação de 192 páginas, enriquecida por várias ilustrações.
As largas dezenas de presentes aplaudiram também a interpretação dos alunos da disciplina de expressão musical da Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira, sob a direção do professor e maestro Luís Emanuel Silva.
Em representação da câmara municipal de Leiria, Pedro Cordeiro congratulou-se com a realização do evento cultural. O pároco da Barreira, David Barreirinhas, natural da mesma paróquia do autor e membro da mesa, elogiou o livro sobre a vida marcante desta figura de referência diocesana e nacional. Também Paulo Clemente, presidente da união das freguesias de Marrazes e Barosa, manifestou a sua satisfação pela concretização do projeto.
O sol da tarde estival declinava no horizonte quando o convívio final, durante o beberete, encerrou um programa denso de literatura e cultura, para satisfação da diretora pedagógica da escola, Rita Andrade, dos funcionários, docentes e antigos alunos presentes.
A editora Hora de Ler, de Carlos Fernandes, oferece aos leirienses mais um trabalho de fundo, que resgata do esquecimento a memória «dum gigante», nas palavras do antigo bispo de Leiria, D. Alberto Cosme do Amaral, proferidas no funeral de monsenhor Galamba, em setembro de 1984, na Sé de Leiria.