Embora tenha passado quase um mês (10-02-2025), o Conselho Central da nossa diocese não podia deixar de assinalar o artigo abaixo-assinado pela CSVP da Batalha, cuja padroeira é São Frei Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira).
O senhor Francisco Frazão Ferreira era natural de Alcanadas, residia em Moinho de Vento e faleceu aos 83 anos. Nas cerimónias fúnebres, estiveram presentes centenas de pessoas, entre as quais a presidente do Conselho Central da diocese, Laurinda Francisco.

Em memória e agradecimento
Expressamos, em nome da comunidade da Batalha e, em particular, da Conferência de São Vicente de Paulo da paróquia, um sincero agradecimento ao senhor Francisco Frazão. Para sempre será recordado carinhosamente como o “Sr. Chico do Centro”, o homem determinado, atento e cuidador.
Agradecemos a sua dedicação ao próximo durante toda a sua vida, reconhecendo o impacto do seu trabalho na vida de muitos daqueles a quem ajudou a superar as dificuldades da vida. Foram 37 anos de dedicação à Conferência, mas o seu contributo para a comunidade não se limitou a isso… Além de muitas outras missões que assumiu, foi catequista, ministro extraordinário da Comunhão, membro do coro paroquial e da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, e irmão da Santa Casa da Misericórdia. Foi também um cidadão empenhado na sociedade, incluindo em funções autárquicas, sendo a última delas a nomeação para Provedor Municipal da Batalha. A sua dedicação e empenho nas causas sociais não serão esquecidos. Mais uma vez… muito obrigado, senhor Francisco!
Expressamos também as nossas condolências à sua família, em especial à Dona Fátima, sua companheira e parceira de vida, assim como aos seus filhos e netos. Que Deus vos conceda a força necessária para enfrentar este momento de despedida!
Como escreve Paulo Coelho: “Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência; outras vezes usa a morte para nos mostrar a importância da vida”. Neste caso, uma vida cheia, construída com solidez nos campos profissional, social e humano, e tantas vezes oferecida àqueles que mais precisavam. Deus o recompensará na vida plena e eterna do Céu.
CSVP da Batalha