Guias do Oeste fizeram encontro na Quinta do Escuteiro

A atividade tinha como principais objetivos o desenvolvimento do espírito de equipa, testar as nossas capacidades, a resolução de problemas e aprofundamento da técnica escutista.

Nos dias 5 e 6 de março, os Guias e Mestres dos  do Núcleo do Oeste, estiveram presentes na segunda sessão do Encontro de Guias do Oeste (EGO), na Quinta do Escuteiro, na Batalha. A atividade tinha como principais objetivos o desenvolvimento do espírito de equipa, testar as nossas capacidades, a resolução de problemas e aprofundamento da técnica escutista. Tivemos como imaginário o filme “Rio”.

Guias do Oeste fizeram encontro na Quinta do Escuteiro

No dia de sábado começámos por fazer uma apresentação de todas as equipas, devidamente caracterizadas das suas personagens ligadas ao imaginário, realizámos diversos ateliers, tais como orientação com carta militar, onde relembrámos como identificar um ponto através de coordenadas, azimutes e ainda a triangulação com azimutes; no socorrismo, pudemos desenvolver o nosso conhecimento e agilidade perante uma vítima; nos Nós e Amarrações tínhamos como objetivo construir uma “feira de Nós” relembrando e aprendendo novas técnicas e utilidades; na cozinha selvagem, conhecemos uma maneira diferente de cozinhar os alimentos no fogo. À noite, tivemos o nosso jogo noturno onde desenvolvemos o espírito de equipa e o fogo de conselho que nos proporcionou um bom momento de convívio.

Depois de uma noite fria de descanso, realizámos diversas atividades de team building onde pudemos trabalhar a entreajuda dentro da equipa. Participámos numa pista de obstáculos onde pudemos pôr à prova as nossas capacidades físicas. Estivemos presentes na eucaristia em campo e por fim tivemos mais um momento de convívio.

No domingo de manhã contribuímos também para o crescimento do Centro Escutista que nos acolheu, com a plantação de sete árvores, uma por equipa.

Durante toda a atividade tivemos a companhia de um verdadeiro “Blu”, conforme ia passando de equipa para equipa, tínhamos a tarefa de cuidar e dar um nome ao mesmo, com o intuito de estarmos mais ligados ao imaginário.

Nesta sessão do EGO, todos os objetivos foram superados, o que contribuiu para o melhor crescimento de cada guia.

Poderás saber mais sobre o Núcleo do Oeste em: https://oeste.escutismo.pt/nucleo/historia/

Texto de: 
Simão Batalha

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress