“Guiados pela luz” em Vermoil

No dia seguinte, vimos o amanhecer e foi celebrada a Eucaristia, em que foram utilizadas as velas do Batismo no momento do compromisso. 
http://lefa.pt/?p=55434

Ainda a celebrar a JMJ Lisboa 2023 e de acordo com os catecismos dos nossos adolescentes, fomos desafiados a viver experiências que mudam a nossa vida. 

Nos dias 1 e 2 de dezembro, a nossa comunidade paroquial de Vermoil desafiou os adolescentes a serem “Guiados pela Luz”. Nesta atividade, foi feita uma caminhada que começou ao entardecer, seguida de jantar e prolongando-se pela noite. Terminou no dia seguinte, com a celebração da Eucaristia que contou com a presença dos adolescentes e dos pais.

Ao longo da caminhada, os adolescentes escutaram cânticos, textos bíblicos e testemunhos que os levaram a refletir sobre vários temas, tais como: a fé em Cristo, ser-se guiado por alguém, a amizade, onde fazer a diferença com os outros, o sentido da vela acesa, a esperança na vida e o serviço, ou seja, como podemos ajudar o próximo, pois isso é ser cristão.

A nossa caminhada teve início na Igreja Paroquial de Vermoil. Ao longo dos vários postos, onde eram lidos textos bíblicos e ouvidos testemunhos, os adolescentes iam dando um nó numa pulseira que lhes foi entregue. Ao todo foram cinco os nós, que corresponderam às cinco experiências tratadas. O último nó foi dado já no parque de merendas da capela de Santo António das Pinheiras, onde os jovens pernoitaram num ambiente de muita nostalgia, pois era visível a alegria de estarmos todos juntos como que a viver novamente aquela experiência de fé como em Lisboa, na JMJ. 

No dia seguinte, vimos o amanhecer e foi celebrada a Eucaristia, em que foram utilizadas as velas do Batismo no momento do compromisso. 

Ficam algumas partilhas de adolescentes participantes nesta atividade:

“É bom deixar-nos guiar pelos outros: é sinal de que temos confiança nos nossos amigos e assim nos sentimos seguros na nossa caminhada”

“A Luz de Cristo é o nosso guia no caminho das nossas vidas”

“A nossa caminhada foi uma experiência incrível e desafiadora porque podemos sentir uma sensação de paz, segurança e direção nas nossas vidas”.

A catequese da adolescência de Vermoil 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress