Este ano, o grupo Ondjoyetu realizou o seu retiro anual subordinado ao tema da “Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e para o Mês Missionário Extraordinário”.
Por volta das 9h00, juntaram-se alguns membros do Grupo Missionário no Seminário de Leiria e partiram em direcção ao Pedrogão, até à “Casa Amarela”, a Casa da Cáritas Diocesana de Leiria. Quando chegaram tinham à espera a D. Saudade, que os recebeu de braços abertos. Para eles foi “tão bom, voltar aquele sítio, aquela casa onde já fui tão feliz”. Iniciaram o retiro com a leitura da Nota Pastoral e, com a ajuda do P. Joaquim Domingos iam reflectindo e interiorizando o que a carta tinha para cada um deles. A manhã foi passada em reflexão e partilha, ficando todos sensibilizados com aquilo que o Papa quer despertar em cada um. Depois disto, para saber se a lição tinha ficando bem estudada, responderam em grupo a algumas questões acerca do objectivo do Ano Missionário, sendo que este passa pelo despertar de uma maior consciência da missão e retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.
Seguiu-se o típico almoço partilhado, onde como já é habitual, cada um partilhou os seus dotes de culinária. Depois deste, estando um sol maravilhoso no Pedrogão, foram um bocadinho até à areia e até à água. Não deram pelo tempo passar e já estava mais que na hora de começar a 2º Parte.
Na parte da tarde reflectiram sobre outro tema muito importante, o Sacramento da Penitência. Leram algumas leituras e partilharam ideias. Já mais tarde, celebraram a Eucaristia durante a qual foram feitas várias leituras de cariz penitencial. Uma missa diferente, mas muito enriquecedora e positiva. A Irmã Susana e o P. Joaquim tinham as guitarras afinadas e as vozes saíram na perfeição, principalmente quando o P. Joaquim pediu para cantar em cânone! O dia tinha chegado ao fim. Regressaram até ao Seminário e voltaram para casa. O coração vinha cheio de conhecimento, partilha e alegria!