Grupo “Em rede” concluiu percurso formativo

Foram 10 os jovens, rapazes e raparigas, que integraram o grupo “Em rede” deste ano, uma proposta anual do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e do Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima.

Em dezembro passado, embarcaram na aventura de “aprofundar o sentido do dom de Deus que é vocação, as diversas vocações existentes na Igreja, desde o matrimónio à vida consagrada e ao ministério sacerdotal, de conhecer o que é próprio de cada um e de como através delas cada pessoa enriquece a Igreja e a sociedade e se realiza a si próprio”. Assim explica o padre Jorge Guarda, diretor do SAV, o objetivo deste grupo que, após uma reunião de formação e oração em cada mês, concluiu o percurso no passado dia 1 de junho, no mosteiro das Irmãs Clarissas, em Monte Real.

“Clarificou-se muito em mim o sentido da vocação e a minha abertura ela”, confessou um dos participantes, em jeito de resumo. Outros adiantavam que “aproximou-me mais de Deus”, “ajudou-me a ver melhor o sentido das coisas para viver como cristão”, “trouxe-me mais coragem e algumas bengalas para caminhar mais facilmente na minha vida” ou “isto ajudou-me muito e deixei de ter medo de ouvir falar de vocação”. Alguém rematava: “ficou-me bem marcada esta mensagem: «A vocação é onde  a minha vontade e a vontade e de Deus se cruzam»; e é isso que eu quero viver”.

A partilha de experiências foi feita neste último encontro, a que se juntaram alguns dos elementos de grupos anteriores, tendo todos rezado em conjunto e participado na Missa dominical com as irmãs e outros fiéis, na qual foi apresentado o início de um novo mosteiro em Timor onde estão quatro freiras deste convento de Monte Real.

“No final, o grupo ficou com vontade de continuar a reunir-se para ir mais em profundidade na experiência espiritual e vocacional e na amizade que despontou entre todos”, refere o padre Jorge Guarda.

E é baseado no sucesso que a proposta tem registado ano após ano que, “se Deus quiser, no final deste ano haverá um novo percurso para os jovens entre os 20 e os 35 anos que aderirem ao convite para participarem no grupo e procurarem construir o seu projeto de vida à luz de Cristo e do seu Evangelho”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.