Grupo “Em rede” 2013-2014 já iniciou viagem…

O primeiro encontro do grupo vocacional “Em rede” do presente ano decorreu no passado domingo, dia 1 de dezembro, em Fátima. São 10 jovens, rapazes e raparigas entre os 18 e os 30 anos, alguns estudantes e outros já com atividade profissional, “que buscam clarificar o seu caminho futuro à luz da fé em Cristo”, como refere esta proposta anual do Serviço de Animação Vocacional (SAV).

“A leitura orante de um texto do Evangelho, a catequese sobre a vocação como uma história de amor e a partilha entre os participantes ocuparam os jovens durante toda a tarde de domingo”, conta o padre Jorge Guarda, diretor do SAV.

Um dos elementos concretiza a sua motivação na necessidade de “buscar algum sentido espiritual e profundidade” para a sua vida e ação, outro deseja clarificar a sua vocação “ao lado de jovens que correm na mesma barca da fé”, e um terceiro diz procurar “um rumo” para a vida. Outro dos jovens inscritos neste grupo de 2013-2014 quer “fazer uma reflexão séria e pessoal em ordem ao discernimento da minha opção e projeto de vida”, sabendo que “nada me poderá ajudar mais do que a Palavra de Deus”, enquanto um colega de grupo aponta a sua vontade de “perceber melhor o que posso fazer na nossa comunidade e na Igreja”.

Para os ajudar nessa procura, contam com uma equipa de sacerdotes, religiosos e leigos, envolvendo os serviços diocesanos da pastoral juvenil e vocacional. “Os jovens são convidados a empenhar-se pessoalmente entre os diferentes encontros, fazendo oração segundo as propostas que lhes são oferecidas e tomando notas no seu diário espiritual e vocacional”, esclarece o padre Jorge Guarda, indicando que cada participante “escolhe um acompanhante que o ajude na sua caminhada, escutando-o, clarificando as suas questões e animando-o nos passos que deve dar”.

Recordamos que este é um itinerário de seis encontros, ao primeiro domingo de cada mês, em que se propõe uma reflexão sobre as várias vocações na Igreja, em ordem a ajudar os participantes no seu discernimento pessoal. As inscrições decorrem anualmente até meados de novembro, começando a trabalhar em dezembro.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.