Desde o início deste ano de catequese, a paróquia dos Pousos iniciou um percurso de preparação para acólitos. Decidimos perguntar nas salas da catequese e conseguimos juntar um belo grupo de mais de nove rapazes e raparigas entre os 10 e os 13 anos. Depois de falar com os pais pudemos começar então esse percurso de formação, momentos especiais de aprendizagem seja para os acólitos seja para nós enquanto formadores pois, além de aprendermos coisas novas, pudemos fortalecer o nosso grupo e formar uma bela amizade entre nós, parâmetro fundamental para que esta iniciativa pudesse funcionar. Não esquecendo nunca o papel do divertimento na vida e no crescimento humano, esforçámo-nos por manter um clima alegre e sereno, alternando entre algumas brincadeiras e momentos sérios seja de oração como de aprendizagem.

Serviço ao altar como missão nobre
Todo este percurso até agora foi apenas o início de uma grande responsabilidade, pois estes jovens tornaram-se oficialmente acólitos no sábado, com uma cerimónia de investidura, na qual prometeram manter-se fiéis e entregarem-se a Jesus e a Maria nesta grande missão que abraçaram. Sim, pois o serviço ao altar é antes de mais nada um serviço a Deus, sendo uma missão muito nobre e importante. Muitas vezes nos esquecemos do papel do acólito, achando que é apenas alguém que está a ajudar o padre, esquecendo-nos que o sacerdote durante a missa se torna pessoa de Cristo.
Mesmo tendo já feito a investidura, deixamos aqui ainda um convite para todos os jovens que queiram ingressar neste grupo, pois esperamos que esta cerimónia realizada no sábado seja apenas a primeira de muitas outras cerimónias e que possamos crescer em número mas também em fé e que nos mantenhamos sempre mais unidos.



